• fullslide2

    "Busca da excelência nos cursos de

    Engenharia de Produção:

    novas diretrizes,

    internacionalização e certificação.”

  • fullslide2

    08 a 10 de maio de 2019

    Goiânia / GO


       

       

Relatos de Experiência

Clique aqui para acessar o livro com os Relatos Aprovados.

 

OBJETIVOS

·       Promover e incentivar as experiências inovadoras na área de Educação em Engenharia de Produção no Brasil;

·        Proporcionar um espaço para compartilhar experiências e construir conhecimentos que contribuam para a divulgação, replicação e desenvolvimento destas práticas.

 

DESCRIÇÃO 

Relatos de experiência que destaquem soluções originais para problemas críticos da Educação em Engenharia de Produção no Brasil no âmbito da graduação e da pós-graduação. Sendo assim, os textos encaminhados para essa modalidade devem apresentar uma descrição detalhada da experiência vivida ou em desenvolvimento. Devem, ainda, preferencialmente abordar problemas críticos e desafiadores para a prática da Educação em Engenharia de Produção, propondo soluções inovadoras nas temáticas:

·         Vocação, ingresso e acolhimento;

·         Aplicação de metodologias ativas;

·         Integração graduação x pós-graduação;

·         Integração universidade x mercado e comunidade;

·         Inovação e empreendedorismo;

·         Internacionalização;

·         Formação continuada e acompanhamento dos egressos.

Cada temática é um capítulo do livro, sendo seu conteúdo os relatos de experiências, que será editado após o evento.

 

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

·         Relevância e originalidade da experiência relatada;

·         Só serão aceitos a submissão de no máximo dois relatos de experiência por curso de graduação/pós-graduação.

 

FORMATAÇÃO

Word, Texto em português, papel A4 (29,7 cm e 21 cm), margens de 3 cm, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado mínimo de 3 (três) e um máximo de 10 (dez) páginas. O título deve estar em maiúsculo e em negrito, com alinhamento centralizado. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) aparecer abaixo do título e centralizados, acompanhados do nome e da sigla da instituição de origem e e-mail dos autor(es). As páginas devem estar numeradas na margem inferior à direita. A descrição do problema, solução desenvolvida (percurso metodológico), resultados obtidos, lições aprendidas e conclusões, complementados se necessário com as referências bibliográficas, anexos e apêndices quadros ou tabelas, conforme as normas da ABNT (Modelo ENEGEP).

 

 

APRESENTAÇÃO

As apresentações serão orais com tempo de 15 minutos, sendo posteriormente divulgados sugestões do padrão dos slides da apresentação. Conforme a demanda, alterações no tempo de apresentação podem ser realizadas pela Comissão Organizadora.

 

CALENDÁRIO

Etapa Data
1. Submeter os relatos de experiências 25/03/2019
2. Analisar dos relatos de experiências submetidos 05/04/2019
 3. Divulgar os resultados (convite para apresentação dos relatos de experiências)  08/04/2019
4. Envio dos relatos ajustados solicitados, se necessário, para posterior publicação  15/04/2019
 5. Apresentar os relatos de experiências no ENCEP  8 a 10/05/2019
 6. Publicação: Educação em Engenharia de Produção: Práticas Inovadoras 2019  A definir

          Os relatos devem ser encaminhados para o e-mail: encep@abepro.org.br

 

PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES

 

Quinta-feira (09/05/2019) das 8h às 10h


Temática: Aplicação de metodologias ativas

 

·       Aplicação das Metodologias Ativas Peer Instruction, Project Based Learning e Problem Based Learning na disciplina de Planejamento e Controle de Produção (Universidade Federal de Uberlândia); 

·        Elaboração de Estudos de Casos para a Aplicação de PBL com Base em Artigos Publicados nos Anais do ENEGEP (Universidade Regional do Cariri);

·       Projeto Semestral UNIFEI - Programa de parceria entre universidade e empresas no ensino prático para alunos de Engenharia de Produção (Universidade Federal de Itajubá);

·       Laboratório da Vida Real: Integração Universidade e Comunidade Empresarial na Solução de Problemas Reais (Faculdade de Ciências Aplicadas);

·       Disciplinas Desenvolvidas De Forma Integrada Utilizando PBL - Project Based Learning no Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - RS (Universidade de Cruz Alta).

 

Temática: Integração graduação e pós-graduação

 

·       Recepção e Acolhimento: O Projeto da Aula Inaugural (Universidade Federal Rural do Semiárido);

 

Sexta-feira (10/05/2019) das 8h às 10h


Temática: Formação continuada e acompanhamento de egressos

 

·       Recuperação do Desempenho de um Curso de Especialização (Universidade de São Paulo); 

·       Aplicação da Metodologia Hoshin Karin e A3 para Gestão Estratégica da Coordenação de Curso e Acompanhamento de Egressos (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia);

·       Reestruturação do curso: A opinião dos Egressos como Subsidio para as Tomadas de Decisões Estratégicas  (Universidade Estadual Paulista). 

 

 Temática: Vocação, ingresso e acolhimento

 

·       Recepção e Acolhimento: O Projeto da Aula Inaugural (Universidade Federal Rural do Semiárido);

·       Atenta à Realidade Social, Engenharia Introduz Disciplina com Atividades Práticas e de Acolhimento aos Estudantes (Universidade Caxias do Sul).

 

 Temática: Inovação e Empreendedorismo

 

·       Um Laboratório de Ideias para Inovação no Ensino de Engenharia da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ - RS (Universidade de Cruz Alta).

 

"Obrigado por este espirito servidor, que de maneira voluntária escreve a história da Engenharia de Produção."

Carlos Eduardo Sanches da Silva - UNIFEI - Vice-Presidente