ENEGEP
Contribuições da Engenharia de Produção para
Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil

03 a 06 de outubro 2016

João Pessoa/PB - Brasil

Desafio Lean Simulation

 

Com o objetivo de fomentar ainda mais o conceito de Lean e Simulação nas universidades, além de criar uma solução em que o aluno, de forma um pouco mais iterativa, possa absorver os principais conceitos de duas metodologias que auxiliam (e muito) na formação acadêmica dos alunos de engenharia, o Grupo Engenho e a FlexSim desenvolveram uma solução para laboratório de engenharia de produção. A solução, quando em uso, estimula os alunos a pensarem em diferentes estratégias para redução de custos e melhoria contínua em linhas de manufatura. Para estimular ainda mais o uso destas metodologias, separadamente ou em conjunto, foi criado o Desafio Lean Simulation, uma competição a nível nacional que distribui mais de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em diferentes prêmios.

A competição é aberta a professores e estudantes de qualquer instituição de ensino profissionalizante ou superior do país e premia os melhores projetos para cada uma das categorias existentes.

As equipes deverão ser formadas por 1 (um) professor e no máximo 3 (três) alunos. Os estudantes poderão participar apenas de 1 (uma) equipe e consequentemente, apenas de 1 (uma) categoria do desafio. O professor poderá se inscrever em até 3 (três) equipes.

Cada Equipe concorrerá em apenas uma categoria. Temos 3 (três) categorias:

 

·         Lean Board Game (Lean Manufacturing);

·         FlexSim (Simulação);

·         Combo: Lean Board Game FlexSim - (Lean e Simulação);

 

Para competir:

·         As equipes deverão se inscrever e submeter os arquivos dentro do calendário oficial do desafio, com as datas disponíveis logo abaixo. 

·         Seguir as regras do cadastro e as regras de cada categoria que irá competir.

·         Concordar com os termos da competição, como por exemplo, concordar que o trabalho submetido possa ser compartilhado com outras instituições, empresas e usuários do Lean Board Game ou do FlexSim, sem nenhum tipo de restrição quanto as informações contidas no trabalho submetido. A autoria do trabalho será preservada. 

 

Julgamento:

Os trabalhos submetidos serão analisados e pontuados objetivamente, sendo considerados os seguintes tópicos:

1.    Relevância do tema do trabalho submetido para suportar o ensino

2.    Aplicabilidade do trabalho no ensino das instituições

3.    Uso de conceitos e ferramentas

4.    Simplicidade e objetividade do trabalho

5.    Originalidade e criatividade

 

Cada um dos vencedores receberá um certificado que comprova a sua colocação no concurso, além disso, serão distribuídos diversos prêmios.
Confira as premiações previstas para cada uma das categorias.


A entrega dos prêmios será realizada durante a Assembleia Geral da ABEPRO, no ENEGEP 2016, no dia 05 de outubro de 2016.

O ENEGEP é um grande evento anual organizado pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) que reúne cerca de 2 mil participantes por ano. O evento se consolidou como fórum de discussão de questões pertinentes à Engenharia de Produção, sendo considerado o principal divulgador da produção técnica e científica do setor.

 

As premiações do desafio Lean Simulation estão divididas nas seguintes categorias:

 

COMBO > (Projeto utilizando o Flexsim Lean Board Game em conjunto):


* Universidade: receberá ½ laboratório de engenharia de produção (2 jogos do Lean Board Game 4 licenças educacionais do FlexSim) acesso portal Lean Board Game;
* Professor: Treinamento do software de simulação FlexSim no escritório da FlexSim, USA (3 dias) Treinamento de 2 dias do Lean Board Game no escritório do Grupo Engenho;
* Alunos: Treinamento de 2 dias do Lean Board Game no escritório do Grupo Engenho Treinamento do software de simulação FlexSim no Brasil no escritório da FlexSim Brasil (3 dias)

 

FLEXSIM > (Projeto utilizando apenas o FlexSim):

* Universidade: 2 licenças full do Flexsim Educational;
* Professor: Treinamento em simulação no escritório da FlexSim Brasil;
* Alunos: 1 tablet por aluno;

 

LEAN BOARD GAME > (Projeto utilizando apenas o Lean Board Game);

* Universidade: 1 jogo Lean Board Game;
* Professor: Treinamento de 2 dias do Lean Board Game no escritório do Grupo Engenho;
* Alunos: 1 tablet por aluno;


Mais informações, acesse www.leansimulation.org