ENEGEP
“A Engenharia de Produção e as novas tecnologias produtivas: indústria 4.0, manufatura aditiva e outras abordagens avançadas de produção”

10 a 13 de outubro de 2017

Joinville/SC - Brasil

Sessões Dirigidas

XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção

 

Joinville, 10 a 13 de outubro de 2017.

 

SESSÕES DIRIGIDAS

 

 

EDITAL DE CHAMADA

 

O QUE SÃO AS SESSÕES DIRIGIDAS?

 

A Sessão Dirigida (SD) é um espaço do ENEGEP para apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional. Essa atividade busca congregar pesquisadores e demais interessados em determinados temas que conciliam com a Engenharia de Produção.

 

O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem ideias e experiências sobre tópicos relacionados à Engenharia de Produção. Sendo esses, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.

 

O resultado final desta atividade será publicado nos Anais do ENEGEP, como uma sessão própria.

 

QUAL A COMPOSIÇÃO DA SD?

 

Cada SD é composta por:

 

·          Um Coordenador e um Relator (provindos de Instituições distintas);

·          Autores dos trabalhos selecionados para serem desenvolvidos na SD;

·          Demais interessados no tema da SD que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.

 

COMO SERÃO DEFINIDAS AS SDs?

 

As SDs seriam definidas com base nas propostas recebidas e avaliadas pelo coordenador da atividade. Cada proposta de SD deve ser submetida por um Coordenador e um Relator, contendo:

 

·        Título compatível com as áreas da Engenharia de Produção;

·        Resumo de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas com objetivos, aspectos teórico-metodológicos, breve descrição, resultados ou conclusões decorrentes da proposta e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;

·        Uma listagem de pelo menos 3 (três) pesquisadores, que não pertencem à IES do coordenador e/ou do relator, trabalham com a temática e contribuiriam com o desenvolvimento da SD.

 

Dentre as propostas apresentadas, serão escolhidas pela Comissão Organizadora até 6 (seis) para serem desenvolvidas durante o ENEGEP, desde que atendam aos requisitos deste Edital. Os critérios básicos para escolha das SDs são:

 

·        A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;

·        Serão escolhidas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;

·        As propostas com temas bem definidos e claros, que possam agregar mais contribuições, terão preferência;

·        As propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais, não serão escolhidas.

 

 O Prazo para submissão de propostas é 06/03/2017. As propostas escolhidas serão divulgadas até o dia 10/03/2017. E-mail para envio de propostas: sessoesdirigidas@abepro.org.br

 

 

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS EM CADA SD?

 

Após aprovada a proposta de SD, é aberta chamada para os interessados em participar como autores de trabalhos relacionados ao tema de cada Sessão. Os trabalhos devem ser enviados com a mesma formatação da proposta de SD, seguindo o formato dos artigos do ENEGEP.

 

Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às demais Sessões Temáticas.

Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Temática ou Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

 

A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.

 

A sessão só poderá ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos. Além disso, deverá ter no mínimo 5 autores de instituições distintas.

A submissão será feita pelo Acesso Direto, sendo assim, é necessário que todos os autores possuam cadastro no sistema da ABEPRO. Para submeter o artigo para SD será necessário fazer login no sistema da ABEPRO pelo site (www.abepro.org.br ou www.abepro.org.br/sga) e depois clicar em Enviar Artigo. A submissão seguirá o mesmo cronograma de submissão de artigos do evento.

 

COMO FUNCIONA A SD?

 

Cada Sessão Dirigida, no ENEGEP, tem duração de 2 horas:

 

·        A primeira parte, com duração máxima de uma hora, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;

·        A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SD.

 

A apresentação de cada trabalho não pode ultrapassar o tempo de 10 minutos. Além disso, não deve ser no mesmo formato da apresentação normal de trabalhos em sessões temáticas. Esta apresentação deve destacar os principais pontos e os aspectos que se articulam e que divergem dos demais trabalhos da SD.

 

O QUE SERÁ PUBLICADO?

 

O resultado final de cada SD será publicado nos Anais do ENEGEP como uma Sessão Dirigida própria.

 

 

Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2017.

 

Calendário
Data Evento
Até 15 de maio ·          Submissão das propostas de SDs:
 
o    E-mail para envio das Propostas:sessoesdirigidas@abepro.org.br;
o    Assunto do e-mail: Propostas de Sessões Dirigidas.
Até 23 de maio ·          Divulgação das SDs aprovadas
Até 04 de julho ·          Submissão de trabalhos a serem apresentados nas SDs:
Até 10 de julho  
o    E-mail para envio das Sessões Dirigidas:sessoesdirigidas@abepro.org.br;
o    Assunto do e-mail: Submissão de Trabalhos - Sessões Dirigidas - nome do capítulo ou SD.
Até 15 de julho ·          Divulgação do resultado dos trabalhos selecionados para serem apresentados em cada SD;
Até 30 de julho ·          Início da interação dos Coordenadores e Relatores das SDs com os autores dos trabalhos aprovados com vistas à construção dos capítulos do livro.
  ·          Prazo para coordenadores das SDs enviarem o resumo e os trabalhos aprovados para apresentação nas sessões para a Coordenação Geral das SDs.
Até 27 de julho
Até 20 de agosto
10 a 13 de outubro ·          ENEGEP: as SDs ocorrerão em sessões agendadas na programação do evento.
Pagamento de taxas                                              
·          Inscrição de SD e de trabalhos para SDs: isento, não será cobrado taxa.

·          TODOS os coordenadores, relatores e autores devem estar regularmente inscritos no ENEGEP 2017.

 

 

Sessões Dirigidas Aprovadas

 

Título Coordenador Relator
Logística Urbana: o desafio das megacidades e a chegada dos sistemas ciberfísicos

Diego Carvalho     (CEFET-RJ)

Daniel de Oliveira Mota (Mauá)
Formação do engenheiro frente às oportunidades emergentes relacionadas à Indústria 4.0: Desafios & Oportunidades Francisco Ignacio Giocondo Cesar (IFSP) Ieda Kanashiro Makiya (UNICAMP)
Lean Healthcare - Situação Atual e Perspectivas da Engenharia de Produção Guilherme Luís Roehe Vaccaro (Unisinos) Thiago Souza (UMinho)
Rui Lima (UMinho)
Metodologias Ativas, Currículos Integrados e Cursos de Curta Duração: uma forma de conferir aos egressos dos cursos de Engenharia de Produção as novas habilidades e competências exigidas pelo mercado de trabalho. Gil Guimarães (UNICRUZ)  Renato Monaro (UCV)