|   

 

   - REALIZAÇÃO -
   . ORGANIZAÇÃO LOCAL .
   .SECRETARIA EXECUTIVA.
   AGÊNCIA OFICIAL

Sessões Dirigidas

TRABALHOS APROVADOS PARA AS SESSÕES DIRIGIDAS


SD01

SD 01 Engenharia de Processos de Negócios - Repercussões para as Organizações

Coordenador: Daniel Pacheco Lacerda (UNISINOS)

Relator: André Ribeiro de Olivera (UERJ)

ENGENHARIA DE PROCESSOS DE NEGÓCIO: O QUE É ISTO, DE ONDE VIEMOS, ONDE ESTAMOS E PARA ONDE PROVAVELMENTE VAMOS

Heitor Mansur Caulliraux - COPPE - UFRJ

Thaís Spiegel - COPPE - UFRJ

GESTAO DA INCERTEZA E INCERTEZA NA GESTÃO: A INOVAÇÃO COMO PROCESSO

Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes - POLI - USP

Raoni Barros Bagno - POLI - USP

Débora Oliveira da Silva - POLI - USP

Mario Sergio Salerno - POLI - USP

GESTÃO POR PROCESSOS COMBINADA COM A TEORIA DAS RESTRIÇÕES PARA MAXIMIZAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO

Adilson Torres - UNIMEP / SP

GOVERNANÇA DE PROCESSOS

Rafael Paim - CEFET / RJ

METODOLOGIA PARA ATENDIMENTO EM MASSA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA EXPERIÊNCIA DO SEBRAE/RS A PARTIR DA ENGENHARIA DE PROCESSOS DE NEGÓCIO

Douglas Rafael Veit - UNISINOS

Ricardo Augusto Cassel - UNISINOS

José Antônio Valle Antunes Júnior - UNISINOS

USO DA GESTÃO DE PROCESSOS PARA O REDESENHO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Magali Carolina Ellwanger - UNISC

Liane Mahlmann Kipper - UNISC

Elpídio Oscar Benitez Nara - UNISC


SD02

SD 02 Análise Multicritério baseada em Probabilidades de Preferência

Coordenador: Annibal Parracho Sant'Anna (UFF)

Relator: Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes (IBMEC-RJ)

APLICANDO O MÉTODO SMAA-2 QUANDO PESOS E AVALIAÇÕES NÃO SÃO PREVIAMENTE CONHECIDOS

Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes

Luís Alberto Duncan Rangel

 

COMPOSIÇÃO PROBABILÍSTICA DE PREFERÊNCIAS PARA A ANÁLISE DE EFICIÊNCIA DE LOJAS DE VAREJO


Rodrigo Otávio de Araújo Ribeiro - UFF

Annibal Parracho Sant'Anna - UFF

Valter de Senna - UFF

IMPACTOS DA REDUÇÃO DE VALORES NO CRITÉRIO DE DECISÃO EM APLICAÇÕES DE ROUGH SETS


Roberto Malheiros Moreira Filho - UFJF

Annibal Parracho Sant'Anna - UFF

TRATAMENTO DA IMPRECISÃO NA ESTIMATIVA DE PESOS NO APOIO MULTICRITERIO À DECISAO


Francisco Ferreira da Costa - IBMEC / RJ

Marcílio José da Silva Faria - IBMEC / RJ

Raphael Gustavo Ferreira - IBMEC / RJ

COMPOSIÇÃO PROBABILÍSTICA DE PREFERÊNCIAS APLICADA À ORDENAÇÃO DE CLIENTES DE UMA EMPRESA VAREJISTA

Rodrigo Otávio de Araújo Ribeiro - UFF


SD03

SD 03

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE FORMAÇÃO TÉCNICO-SÓCIO-AMBIENTAL DE ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO: CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

MAICO RORIS SEVERINO (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG)

LIE YAMANAKA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG)

 

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOLIDARIEDADE TÉCNICA

HELOISA HELENA A. BORGES Q. GONÇALVES, D.SC, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO), ENGENHARIA E PRODUÇÃO E PESQUISADORA COLABORADORA DO NÚCLEO DE SOLIDARIEDADE TÉCNICA (SOLTEC/UFRJ)
____________________________
CONSUELO SALVATERRA MAGALHÃES, D.SC, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ), ECONOMIA DOMÉSTICA E COORDENADORA DO PROJETO CATA RURAL

O SEGREDO DO CONCEITO DE TECNOLOGIA

VICENTE NEPOMUCENO, PROFESSORES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, CEFET/RJ UNED NOVA IGUAÇU

FERNANDO ARAÚJO, PROFESSORES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, CEFET/RJ UNED NOVA IGUAÇU


SD04

SD 04 Gestão da Qualidade em Serviços: Perspectiva e Desafios

Coordenador: Marly Monteiro de Carvalho (POLI/USP)

Relator: Roberto Antonio Martins (UFSCar)

APLICAÇÃO DE CONCEITOS E FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO

Gustavo S. Oliveira - UNIFEI

João B. Turrioni - UNIFEI

Michele C. Dias Vieira da Silva - UNIFEI

A GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE E AS ORGANIZAÇÕES PRESTADORAS DE SERVIÇO: LIÇÕES DE UMA CRISE


Edson Pacheco Paladini - UFSC


OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS TRABALHADORES NO SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO

Marlucy Godoy Ricci - UNINOVE

Alessandra Rachid - UFSCar


SD05

SD 05 Competitividade, Cooperação e Inovação em Cadeias, Arranjos e Sistemas de Produção e Inovação no Brasil

Coordenadores: João Amato Neto (USP) e Sebastião Décio Coimbra de Souza (UCAM)

Relatores: Roberto Roma de Vasconcellos (CTA) e Alcimar das Chagas Ribeiro (UENF)

AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS E COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: UMA ABORDAGEM EVOLUCIONÁRIA

Jorge Britto - UFF

PROPOSTA DE MODELO TEÓRICO-CONCEITUAL PARA COMPETITIVIDADE, COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO EM DE REDES DE COOPERAÇÃO HORIZONTAL DE EMPRESAS

Rodolfo Reinaldo Petter - UTFPR

Luis Mauricio Martins de Resende - UTFPR

Pedro Paulo de Andrade Junior - UTFPR

FUSÃO DOS TRABALHOS

O SISTEMA SETORIAL DE INOVAÇÃO E PRODUÇÃO ESPACIAL BRASILEIRO: FATORES CRÍTICOS RELACIONADOS AO SETOR INDUSTRIAL

Célio Costa Vaz - Orbital Engenharia

O SISTEMA SETORIAL DE INOVAÇÃO E PRODUÇÃO ESPACIAL BRASILEIRO: BUSCA DA CONSOLIDAÇÃO DE UMA CADEIA PRODUTIVA. OS FATORES CRÍTICOS RELACIONADOS À PROPRIEDADE INTELECTUAL

Mauro Catharino Vieira da Luz - POLI - USP

DESAFIOS PARA A GESTÃO DE UMA REDE DE COOPERAÇÃO DE INOVAÇÃO
AEROESPACIAL BRASILEIRA

Cristiane Chaves Gattaz - POLI - USP

PLATAFORMA DE COLABORAÇÃO PARA REDES EMPRESARIAIS

Marcos Ronaldo Albertin - UFC

ANÁLISE DE TIPOLOGIAS PARA O ESTUDO DE AGLOMERADOS DE EMPRESAS

Cleina Yayoe Okoshi - UTFPR

Luis Mauricio Martins de Resende - UTFPR

Edwin Cardoza - UEM


SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA AS SDs APROVADAS


         Os trabalhos devem ser enviados no formato A4 (4 a 5 páginas), margens 2,5 cm, Fonte Arial 11, espaço simples, com nome do Coordenador e Relator e respectivas filiações e endereços.

         Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às Sessões Técnicas. Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Técnica e Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

         A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.

         A sessão só pode ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos. Uma sessão para se desenvolver deve ter no mínimo 5 autores de instituições distintas.

 

SESSÕES DIRIGIDAS APROVADAS

 

- Clicar nos títulos das SDs para acessar os respectivos resumos -

 

SD 01  Engenharia de Processos de Negócios - Repercussões para as Organizações  

Coordenador: Daniel Pacheco Lacerda (UNISINOS)

Relator: André Ribeiro de Olivera (UERJ)

 

SD 02  Análise Multicritério baseada em Probabilidades de Preferência

Coordenador: Annibal Parracho Sant'Anna (UFF)

Relator: Luiz Flávio Autran Monteiro Gomes (IBMEC-RJ)

 

SD 03  A Responsabilidade Social e Ambiental na Formação do Engenheiro de Produção

Coordenador: Ciliana Regina Colombo (UFRN)

Relator: Sandra Rufino Santos (UFOP)

 

SD 04  Gestão da Qualidade em Serviços: Perspectiva e Desafios

Coordenador: Marly Monteiro de Carvalho (POLI/USP)

Relator: Roberto Antonio Martins (UFSCar)

 

SD 05 Competitividade, Cooperação e Inovação em Cadeias, Arranjos e Sistemas de Produção e Inovação no Brasil

Coordenadores: João Amato Neto (USP) e Sebastião Décio Coimbra de Souza (UCAM)

Relatores: Roberto Roma de Vasconcellos (CTA) e Alcimar das Chagas Ribeiro (UENF)

 

Conforme disposto no Edital publicado, dentre as propostas apresentadas, as SDs foram escolhidas pela a partir dos seguintes critérios básicos:

·       A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;

·       Serão escolhidas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;

·       As propostas com temas bem definidos e claros, que possam agregar mais contribuições, terão preferência;

As propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais, não serão escolhidas.

 

CALENDÁRIO

 

Até 08 de agosto: SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS DE SDs

E-mail para envio das Propostas: sessoesdirigidas@abepro.org.br

Assunto do e-mail: Propostas de Sessões Dirigidas

 

Até 12 de agosto: DIVULGAÇÃO DAS SDs APROVADAS

 

Até 21 de setembro (prazo prorrogado): SUBMISSÃO DE TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NAS SDs

E-mail para envio dos trabalhos: sessoesdirigidas@abepro.org.br

Assunto do e-mail: Submissão de Trabalhos - Sessões Dirigidas

 

Até 23 de setembro (prazo prorrogado):

Divulgação do resultado dos trabalhos selecionados para serem apresentados em cada SD.

Início da interação dos Coordenadores e Relatores das SDs com os autores dos trabalhos aprovados com vistas à construção dos capítulos do livro.

 

Até 27 de setembro:

Prazo para coordenadores das SDs enviarem o resumo e os trabalhos aprovados para apresentação nas sessões para a Coordenação Geral das SDs.

 

Até 30 de setembro:

Prazo para a Coordenação Geral das SDs (ABEPRO) responder aos Coordenadores sobre a adequação de cada SD ao Edital e ao Evento.

Início da interação entre os Coordenadores de cada SD e os autores que tiveram trabalho aprovado com vista à organização do capítulo que será publicado no livro das SDs do ENEGEP 2011.

 

03 de outubro:

Reunião dos coordenadores e relatores das SDs com a Coordenação Geral das SDs no ENEGEP 2011.

 

04 a 07 de outubro: ENEGEP 2011.

As SDs ocorrerão em horário compatível com a programação do ENEGEP 2011 no período de 05 a 07 de outubro.

 

Pagamento de taxas

·       Inscrição de SD e de trabalhos para SDs: isento, não será cobrado taxa.

·       TODOS os coordenadores, relatores e autores devem estar regularmente inscritos no ENEGEP 2011.

 

 

EDITAL DE CHAMADA DE PROPOSTAS

 

O QUE SÃO AS SESSÕES DIRIGIDAS?

 

         A Sessão Dirigida (SD) é um espaço do ENEGEP para a apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional, que objetiva congregar pesquisadores e demais interessados em determinados temas que se coadunam com o tema geral do evento.

         O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem idéias e experiências sobre tópicos relacionados à Engenharia de Produção, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.

         O resultado final desta atividade é publicado na forma de um livro multiautoral cujos capítulos representam a consolidação dos trabalhos apresentados e das discussões ocorridas em cada SD.

 

QUAL A COMPOSIÇÃO DA SD?

 

         Cada SD é composta por:

·       Um Coordenador e um Relator de Instituições distintas;

·       Autores dos trabalhos selecionados para serem desenvolvidos e apresentados na SD;

·       Demais interessados no tema da SD que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.

 

COMO SERÃO DEFINIDAS AS SDs?

 

         A proposta de SD deve ser submetida por um Coordenador e um Relator de Instituições distintas, contendo:

·       Título e conteúdo compatível com as áreas da Engenharia de Produção;

·       Resumo de 2 a 3 páginas com objetivos, aspectos conceituais e metodológicos com resumida descrição, resultados ou conclusões decorrentes da proposta, se já estiverem disponíveis, e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;

·       Uma listagem de pelo menos 3 pesquisadores que não pertencem à IES do coordenador e do relator, que trabalham com a temática e que contribuiriam com o desenvolvimento da SD.

         Dentre as propostas apresentadas, serão selecionadas pela Comissão Organizadora até 6 (seis) para serem desenvolvidas durante o ENEGEP, e que atendam aos requisitos deste Edital tendo ainda como critérios básicos:

·       A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;

·       Serão escolhidas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;

·       As propostas com temas bem definidos e claros, que possam agregar mais contribuições, terão preferência;

·       As propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais, não serão selecionadas.

         Ao elaborar a proposta de tema para SD, deve-se ter em mente o objetivo final que é o de constituir um capítulo de livro que possa efetivamente contribuir para a área escolhida.

 

QUAL O FORMATO DAS PROPOSTAS DE SDs?

 

         Formato A4 (2 a 3 páginas), margens 2,5 cm, Fonte Arial 11, espaço simples, com nome do Coordenador e Relator e respectivas filiações e endereços.

 

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS EM CADA SD?

 

         Após aprovada a proposta de SD, é aberta chamada para os interessados em participar como autores de trabalhos relacionados ao tema de cada Sessão. Os trabalhos devem ser enviados com a mesma formatação da proposta de SD contendo entre 4 e 5 páginas.

         Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às Sessões Técnicas. Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Técnica e Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

         A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.

         A sessão só pode ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos. Uma sessão para se desenvolver deve ter no mínimo 5 autores de instituições distintas.

 

COMO FUNCIONA A SD?

 

         Cada Sessão Dirigida, no ENEGEP, tem duração de até 4 horas:

·       A primeira parte, com duração máxima de duas horas, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;

·       A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SD.

         A apresentação de cada trabalho não pode ultrapassar o tempo de 20 minutos e não devendo ser no mesmo formato da apresentação normal de trabalhos em sessões técnicas. Esta apresentação deve destacar os principais pontos e os aspectos que se articulam e que divergem dos demais trabalhos da SD.

 

O QUE SERÁ PUBLICADO?

 

         O resultado final de cada SD constitui-se em um capítulo de um livro que será editado após o evento. Os resumos dos proponentes e os trabalhos apresentados devem ser articulados de modo a constituírem um capítulo de livro. Esse capítulo é de autoria do Coordenador e do Relator em co-autoria com os demais autores dos trabalhos apresentados.

         O capítulo, editado no formato livro definido pela Coordenação das SDs é composto por:

·       Páginas iniciais: com Titulo, Sumário e Autores;

·       Introdução: com objetivos, apresentação, contextualização e a articulação das diversas contribuições;

·       Desenvolvimento do capítulo: composto pelos trabalhos aprovados e apresentados na SD re-elaborados de modo a incorporar as contribuições ocorridas na sessão, se adequando ao restante do capítulo;

·       Bibliografia: relativa a todos os textos que compuserem o capítulo;

·       Relato da SD: composto de um relato sobre o desenvolvimento e as discussões ocorridas na SD, contendo a nominata dos presentes e suas respectivas instituições.

         Cada capítulo é constituído por pelo menos 5 autores, quais sejam: o coordenador e o relator e pelo menos mais 3 contribuições de autores distintos. 

  

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2011

Comissão Organizadora do ENEGEP 2011

 

Sobre a ABEPRO   |   Associe-se   |   Novidades   |   Contatos   |  

Sede Administrativa: Av. Almirante Barroso, Nº 63 - Sala 417 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP: 20031-003

Todos os direitos reservados © 2008 - ABEPRO - Melhor visualizado no Internet Explorer 5.5 ou superior
 
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs