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Sessões Dirigidas

PROPOSTAS APROVADAS

SD01

SD 1 -LOGÍSTICA HUMANITÁRIA 

Coordenadora: Adriana Leiras (PUC-Rio)

Relator: Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki (POLI-USP)

MODELOS DE PROCESSOS E SISTEMA HETERÁRQUICO EM OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS

Fabiana Santos Lima - UFSC

Mirian Buss Gonçalves - UFSC

FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA PARA RESPOSTA RÁPIDA AOS DESASTRES NATURAIS

João Carlos Souza - UFSC

DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE DE TRANSPORTE DINÂMICA GEO-REFERENCIADA PARA SITUAÇÕES EMERGENCIAIS

Daniel de Oliveira - UFSC

Mirian Buss Gonçalves - UFS

GESTÃO DE DESASTRES NATURAIS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SOB A ÓTICA DA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA

Camila Avozani Zago - UFRRJ

VARIÁVEIS DE DECISÃO EM MODELOS APLICADOS NA LOGÍSTICA HUMANITÁRIA

Sergio Ricardo Argollo da Costa - UNIGRANRIO

Renata Albergaria de Mello Bandeira - IME

Vânia Barcellos Gouvêa Campos - IME

RUTF SUPPLY CHAIN GAME: APRENDIZAGEM VIVENCIAL COM GESTÃO EM LOGÍSTICA HUMANITÁRIA

George Paulus Pereira Dias - USP

Tábata Rejane Bertazzo - USP

Adriana Leiras - PUC RIO

Hugo Yoshida Yoshizaki - USP

SD02

SD 2 - INTEGRAÇÃO EM CADEIAS DE SUPRIMENTO: É POSSÍVEL MENSURAR

Coordenadora: Maria Silene Alexandre Leite (UFPB)

Relator: Fernando Augusto Silva Marins (UNESP)

INTEGRAÇÃO EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA

Daíse Porto - GPI - EP & COPPE / UFRJ

Thaís Spiegel - GPI - EP & COPPE / UFRJ

Heitor Caulliraux - GPI - EP & COPPE / UFRJ

Priscila Vasconcelos - GPI - EP & COPPE / UFRJ

DISCUSSÃO SOBRE NÍVEIS DE INTEGRAÇÃO EM CADEIAS DE SUPRIMENTO

Fernanda Paes Arantes - PPGEP/UFPB

INTEGRAÇÃO DA CADEIA LOGÍSTICO-PORTUÁRIA: PROPOSTA DE MENSURAÇÃO BASEADA EM UM MODELO DE GOVERNANÇA

Guilherme bergmann borges vieira - UCS e PPGEP/UFRGS

Francisco José Kliemann Neto - PPGEP/UFRGS

IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DO SETOR METAL-MECÂNICO

Bianca Gueldini Tella - UNIFEI

Elizabete Ribeiro Sanches - UNIFEI

A SUSTENTABILIDADE DOS SISTEMAS DE LOGÍSTICA REVERSA (SLR) NO GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Lúcia Helena Xavier - Fundaj e UFPE

Henrique Luiz Corrêa - Rollins College

ELEMENTOS PARA A CONCEPÇÃO E MELHORIA DE CADEIAS DE SUPRIMENTOS EM EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL FOCADAS EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA

Diego Vinicius Souza de Souza - University of Salford, Inglatera

Lauri Koskela - University of Salford, Inglatera

SD03

SD 3 - A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, NA ECONOMIA CRIATIVA E NA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO

Coordenadora: Helô Borges (UNIRIO)

 Relator: Manoel Silvestre Friques (SENAI Cetiqt | PUC-Rio)

A PRODUÇÃO ENTRE A ENGENHARIA E A CULTURA

Andreia Ribeiro Ayres - UNIRIO

Nina Reis Saroldi - UNIRIO

Andréa Soares Bonifácio - UNIRIO

APLICABILIDADE DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ÀS ECONOMIAS CONTEMPORÂNEAS

Luiz Antonio Meirelles - UFRJ

Mônica Xavier de Oliveira - SENAI

Manoel Silvestre Friques - PUC-RIO

EXPERIÊNCIA NA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO APLICADA À PRODUÇÃO DO ENTRETENIMENTO - TÓPICOS PARA DISCUSSÃO

Thais Helena de Lima Nunes  - PUC RIO

O PROJETO CULTURAL: ESCOPO E TRAÇOS CARACTERÍSTICOS

André Meirelles - UFRJ

 Manoel Silvestre Friques - PUC RIO

Elisa Kerr Joia - McKinsey & Company Brasil

SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA SEGURANÇA E LAZER: UM ESTUDO DE CASO HOLANDÊS

Fernanda Minikowski Achete - Techinical University Delft e UNESCO-IHE, Delft Holanda.

FATORES RELACIONADOS ÀS OCUPAÇÕES CRIATIVAS

Ieda Kanashiro Makiya - UNICAMP

A PRODUÇÃO EM CULTURA E O PERFIL PROFISSIONAL DE SEU ENGENHEIRO

Cládice Nóbile Diniz - UNIRIO

SD04

SD 4 - REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Coordenadora: Claudia Aparecida de Mattos (FEI)

Relatora: Juliana Veiga Mendes (UFSCAR)

ATIVIDADES APLICADAS NO CURSO DE ENGENHARIA E AS RESPECTIVAS REFLEXÕES DA ESTRATÉGIA DIDÁTICA ADOTADA

Sonia Schuetze - FEI

COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Liane Márcia Freitas e Silva - UFPB

Thallys Ivan Amaral Gonçalves - UFPI

Adriana da Silva Simões - UFPI

André Duarte Lucena - UFERSA

NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Eduardo Miguel Talmasky - UDESC-BRASIL

Joaquim José Borges Gouveia - UA.PORTUGAL

UMA ABORDAGEM DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS

Paula R. Converso - UEM

Edwin Cardoza - UEM

Gislaine C. L. Leal - UEM

 

 

 

 

 

SDS APROVADAS PARA SEREM DESENVOLVIDAS NO ENEGEP 2013

Clicar nos títulos das SDs para acessar os respectivos resumos

SD01 - LOGÍSTICA HUMANITÁRIA

Coordenadora: Adriana Leiras (PUC-Rio)

Relator:  Hugo Tsugunobu Yoshida Yoshizaki (POLI-USP)

 

 

SD02 - INTEGRAÇÃO EM CADEIAS DE SUPRIMENTO: É POSSÍVEL MENSURAR

Coordenadora:  Maria Silene Alexandre Leite (UFPB)

Relator:  Fernando Augusto Silva Marins (UNESP)

 

 

SD03 - A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, NA ECONOMIA CRIATIVA E NA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO

Coordenadora: Helô Borges (UNIRIO)

Relatora:  Manoel Silvestre Friques (PUC-Rio)

 

 

SD04 - REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Coordenadora:  Claudia Aparecida de Mattos (FEI)

Relatora: Juliana Veiga Mendes (UFSCAR)

 

     

O QUE SÃO AS SESSÕES DIRIGIDAS?

         A Sessão Dirigida (SD) é um espaço do ENEGEP de apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional, que objetiva congregar pesquisadores e demais interessados em determinados temas que se coadunam com o tema geral do evento.

         O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem ideias e experiências sobre tópicos relacionados à Engenharia de Produção, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.

         O resultado final desta atividade é publicado na forma de um livro multiautoral cujos capítulos representam a consolidação dos trabalhos apresentados e das discussões ocorridas em cada SD.

 

QUAL A COMPOSIÇÃO DA SD?

         Cada SD é composta por:

·       Um Coordenador e um Relator de Instituições distintas;

·       Autores dos trabalhos selecionados para serem desenvolvidos na SD;

·       Demais interessados no tema da SD que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.

 

COMO SERÃO DEFINIDAS AS SDS?

         A proposta de SD deve ser submetida por um Coordenador e um Relator de Instituições distintas, contendo:

·       Título compatível com as áreas da Engenharia de Produção;

·       Resumo de 2 a 3 páginas com objetivos, aspectos teórico-metodológicos, breve descrição, resultados ou conclusões decorrentes da proposta e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;

·       Uma listagem de pelo menos 3 pesquisadores que não pertencem à IES do coordenador e do relator, que trabalham com a temática e que contribuiriam com o desenvolvimento da SD.

         Dentre as propostas apresentadas, serão escolhidas pela Comissão Organizadora até 6 (seis) para serem desenvolvidas durante o ENEGEP, e que atendam aos requisitos deste Edital tendo ainda como critérios básicos:

·       A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;

·       Serão escolhidas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;

·       As propostas com temas bem definidos e claros, que possam agregar mais contribuições, terão preferência;

·       As propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais, não serão escolhidas.

         Ao elaborar a proposta de tema para SD, deve-se ter em mente o objetivo final que é o de constituir um capítulo de livro que possa efetivamente contribuir para a área escolhida.

 

QUAL O FORMATO DAS PROPOSTAS DE SDS?

        

          Formato A4 (4 a 5 páginas), margens 2,5 cm, Fonte Arial 11, espaço simples, com Título do trabalho e nome(s) do(s) autor(es) e respectivas filiações e endereços.

 

          Importante: Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às Sessões Técnicas. Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Técnica e Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

 

Leia o Edital das SDs antes de enviar o seu trabalho.

 

 

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS EM CADA SD?

         Após aprovada a proposta de SD, é aberta chamada para os interessados em participar como autores de trabalhos relacionados ao tema de cada Sessão. Os trabalhos devem ser enviados com a mesma formatação da proposta de SD contendo entre 4 e 5 páginas.

         Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às Sessões Técnicas. Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Técnica e Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

         A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.

         A sessão só pode ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos. Uma sessão para se desenvolver deve ter no mínimo 5 autores de instituições distintas.

 

COMO FUNCIONA A SD?

         Cada Sessão Dirigida, no ENEGEP, tem duração de 2 horas:

·       A primeira parte, com duração máxima de uma hora, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;

·       A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SD.

         A apresentação de cada trabalho não pode ultrapassar o tempo de 10 minutos e não devendo ser no mesmo formato da apresentação normal de trabalhos em sessões técnicas. Esta apresentação deve destacar os principais pontos e os aspectos que se articulam e que divergem dos demais trabalhos da SD.

 

O QUE SERÁ PUBLICADO?

         O resultado final de cada SD constitui-se em um capítulo de um livro que será editado após o evento. Os resumos dos proponentes e os trabalhos apresentados devem ser articulados de modo a constituírem um capítulo de livro. Esse capítulo é de autoria do Coordenador e do Relator em coautoria com os demais autores dos trabalhos apresentados.

         O capítulo, editado no formato livro definido pela Coordenação das SDs é composto por:

·       Páginas iniciais: com Titulo, Sumário e Autores;

·       Introdução: com objetivos, apresentação, contextualização e a articulação das diversas contribuições;

·       Desenvolvimento do capítulo: composto pelos trabalhos aprovados e apresentados na SD re-elaborados de modo a incorporar as contribuições ocorridas na sessão, se adequando ao restante do capítulo;

·       Bibliografia: relativa a todos os textos que compuserem o capítulo;

·       Relato da SD: composto de um relato sobre o desenvolvimento e as discussões ocorridas na SD, contendo a nominata dos presentes e suas respectivas instituições.

         Cada capítulo é constituído por pelo menos 5 autores, quais sejam: o coordenador e o relator e pelo menos mais 3 contribuições de autores distintos.

 

OBSERVAÇÕES:

         Os coordenadores, relatores e autores, deverão assinar documento cedendo os direitos sobre a publicação do livro das SDs para a ABEPRO. Esse documento de sessão de direitos deve ser entregue à ABEPRO até o dia 08 de outubro de 2013.

 

 

CALENDÁRIO

 

Até 20 de junho: SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS DE SDs

E-mail para envio das Propostas: sessoesdirigidas@abepro.org.br

Assunto do e-mail: Propostas de Sessões Dirigidas

 

Até 30 de junho: DIVULGAÇÃO DAS SDs APROVADAS - Prorrogado para 07 de julho

 

Até 15 de julho: SUBMISSÃO DE TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NAS SDs - Prorrogado para 25 de julho

E-mail para envio das Sessões Dirigidas: sessoesdirigidas@abepro.org.br

Assunto do e-mail: Submissão de Trabalhos - Sessões Dirigidas

 

Até 31 de julho:

Divulgação do resultado dos trabalhos selecionados para serem apresentados em cada SD.

Início da interação dos Coordenadores e Relatores das SDs com os autores dos trabalhos aprovados com vistas à construção dos capítulos do livro.

 

Até 15 de agosto:

Prazo para coordenadores das SDs enviarem o resumo e os trabalhos aprovados para apresentação nas sessões para a Coordenação Geral das SDs.

 

Até 31 de agosto:

Prazo para a Coordenação Geral das SDs (ABEPRO) responder aos Coordenadores sobre a adequação de cada SD ao Edital e ao Evento.

Início da interação entre os Coordenadores de cada SD e os autores que tiveram trabalho aprovado com vista à organização do capítulo que será publicado no livro das SDs do ENEGEP

 

08 de outubro:

Reunião dos coordenadores e relatores das SDs com a Coordenação Geral das SDs no ENEGEP.

 

08 a 11 de outubro:

ENEGEP: as SDs ocorrerão ao longo da programação do evento. (Programação oficial do ENEGEP ainda será divulgada)

 

Até 15 de dezembro de 2013:

Os coordenadores devem enviar para a coordenação geral, a 1ª versão dos capítulos das SDs.

 

Até 31 de janeiro de 2014:

Retorno para os coordenadores dos capítulos para eventuais correções.

 

01 de março de 2014:

Último dia para os coordenadores enviarem a versão final dos capítulos da SDs. Os capítulos não enviados até esta data não irão compor o livro das SDs do ENEGEP.

 

 

Pagamento de taxas

·       Inscrição de SD e de trabalhos para SDs: isento, não será cobrado taxa.

·       TODOS os coordenadores, relatores e autores devem estar regularmente inscritos no ENEGEP.

 

 

Rio de Janeiro, 06 de maio de 2013

Comissão Organizadora do ENEGEP 2013

 

 

 

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