|   

 

   AGÊNCIA OFICIAL
   APOIO
   APOIO INSTITUCIONAL
   SUSTENTABILIDADE

XXXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção

 

Curitiba, 7 a 10 de outubro de 2014.

 

SESSÕES DIRIGIDAS

 

 

Engenharia de Produção, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável: a Agenda Brasil 10.

 

EDITAL DE CHAMADA

 

O QUE SÃO AS SESSÕES DIRIGIDAS?

 

A Sessão Dirigida (SD) é um espaço do ENEGEP para apresentação, discussão e articulação de trabalhos acadêmicos de forma coletiva e interinstitucional. Essa atividade busca congregar pesquisadores e demais interessados em determinados temas que conciliam com a Engenharia de Produção.

 

O objetivo principal é dar oportunidade aos participantes para debaterem, trocarem ideias e experiências sobre tópicos relacionados à Engenharia de Produção. Sendo esses, de uma forma mais estruturada e aprofundada do que em outras sessões do evento.

 

O resultado final desta atividade é publicado na forma de um livro multiautoral, cujos capítulos representam a consolidação dos trabalhos apresentados e das discussões ocorridas em cada SD.

 

QUAL A COMPOSIÇÃO DA SD?

 

Cada SD é composta por:

 

·          Um Coordenador e um Relator (provindos de Instituições distintas);

·          Autores dos trabalhos selecionados para serem desenvolvidos na SD;

·          Demais interessados no tema da SD que comparecerem à discussão durante o ENEGEP.

 

COMO SERÃO DEFINIDAS AS SDs?

 

As SDs seriam definidas com base nas propostas recebidas e avaliadas pelo coordenador da atividade. Cada proposta de SD deve ser submetida por um Coordenador e um Relator, contendo:

 

·        Título compatível com as áreas da Engenharia de Produção;

·        Resumo de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas no formato Livro (A5 = 14,8 cm X 21 cm) com objetivos, aspectos teórico-metodológicos, breve descrição, resultados ou conclusões decorrentes da proposta e outras questões que contribuam para melhor elucidar a proposta;

·        Uma listagem de pelo menos 3 (três) pesquisadores, que não pertencem à IES do coordenador e/ou do relator, trabalham com a temática e contribuiriam com o desenvolvimento da SD.

 

Dentre as propostas apresentadas, serão escolhidas pela Comissão Organizadora até 6 (seis) para serem desenvolvidas durante o ENEGEP, desde que atendam aos requisitos deste Edital. Os critérios básicos para escolha das SDs são:

 

·        A área de Educação em Engenharia de Produção é a única que sempre estará presente nas SDs, exceto se não houver proposta que atenda aos critérios definidos neste Edital;

·        Serão escolhidas, preferencialmente, propostas versando sobre áreas que ainda não tenham sido contempladas em anos anteriores;

·        As propostas com temas bem definidos e claros, que possam agregar mais contribuições, terão preferência;

·        As propostas com temas excessivamente abrangentes e genéricos ou sobre questões particulares ou pontuais, não serão escolhidas.

 

 

Ao elaborar a proposta de tema para SD, deve-se ter em mente o objetivo final que é o de constituir um capítulo de livro que possa efetivamente contribuir para a área escolhida.

 

QUAL O FORMATO DAS PROPOSTAS DE SDs?

 

Formato Livro (A5 = 14,8 cm X 21 cm) com margens de 1,75 cm, Fonte Arial 10, espaço simples, com nome do Coordenador e do Relator e respectivas filiações e endereços.

 

COMO SÃO ESCOLHIDOS OS TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS EM CADA SD?

 

Após aprovada a proposta de SD, é aberta chamada para os interessados em participar como autores de trabalhos relacionados ao tema de cada Sessão. Os trabalhos devem ser enviados com a mesma formatação da proposta de SD (formato Livro) contendo entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas.

 

Os trabalhos submetidos às SDs são diferentes dos trabalhos submetidos às Sessões Temáticas.

Não pode haver duplicidade de publicação, ou seja, o autor deve escolher entre Sessão Temática ou Sessão Dirigida, não podendo publicar o mesmo trabalho nas duas Sessões.

 

A escolha dos trabalhos (mínimo de 3 e máximo de 6), assim como a condução de cada SD, fica a cargo do Coordenador e do Relator de cada sessão. Os autores dos trabalhos selecionados devem estar presentes no evento para apresentar seu trabalho e, principalmente, debater com os demais participantes.

 

A sessão só poderá ocorrer se houver pelo menos 3 trabalhos selecionados de autores distintos. Além disso, deverá ter no mínimo 5 autores de instituições distintas.

 

COMO FUNCIONA A SD?

 

Cada Sessão Dirigida, no ENEGEP, tem duração de 2 horas:

 

·        A primeira parte, com duração máxima de uma hora, destina-se à apresentação dos trabalhos propostos sobre o tema da sessão;

·        A segunda parte, que ocupa o tempo restante, destina-se ao debate sobre o tema e os trabalhos de cada SD.

 

A apresentação de cada trabalho não pode ultrapassar o tempo de 10 minutos. Além disso, não deve ser no mesmo formato da apresentação normal de trabalhos em sessões temáticas. Esta apresentação deve destacar os principais pontos e os aspectos que se articulam e que divergem dos demais trabalhos da SD.

 

O QUE SERÁ PUBLICADO?

 

O resultado final de cada SD constitui-se em um capítulo de um livro que será editado após o evento. Os resumos dos proponentes e os trabalhos apresentados devem ser articulados de modo a constituírem um capítulo de livro. Esse capítulo é de autoria do Coordenador e do Relator em coautoria com os demais autores dos trabalhos apresentados.

 

O capítulo, editado no formato livro definido pela Coordenação das SDs é composto por:

 

·        Páginas iniciais: com Titulo, Sumário e Autores;

·        Introdução: com objetivos, apresentação, contextualização e a articulação das diversas contribuições;

·        Desenvolvimento do capítulo: composto pelos trabalhos aprovados e apresentados na SD re-elaborados de modo a incorporar as contribuições ocorridas na sessão, se adequando ao restante do capítulo;

·         Bibliografia: relativa a todos os textos que compuserem o capítulo;

·         Relação dos participantes da SD no ENEGEP: nome do participante seguido do nome da sua Instituição de origem.

 

Cada capítulo é constituído por pelo menos 5 autores, quais sejam: o coordenador e o relator e pelo menos mais 3 contribuições de autores distintos.

 

OBSERVAÇÕES:

 

Os coordenadores, relatores e autores, deverão assinar documento cedendo os direitos sobre a publicação do livro das SDs para a ABEPRO. Esse documento de sessão de direitos deve ser entregue à ABEPRO até o dia 7 de outubro de 2014.

 

CALENDÁRIO:

Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2014.

 

Data

Evento

Até 15/12/2014

Os coordenadores evem enviar para a coordenação geral a primeira versão dos capítulos das SDs.

Até 30/01/2015

Retorno para os coordenadores dos capítulos para eventuais correções.

Até 02/03/2015*

Último dia para os coordenadores enviarem a versão final dos capítulos das SDs.

*Os capítulos não enviados até esta data não irão compor o livro das SDs do ENEGEP 2014.

  

 

 

Sobre a ABEPRO   |   Associe-se   |   Novidades   |   Contatos   |  

Sede Administrativa: Av. Almirante Barroso, Nº 63 - Sala 417 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP: 20031-003

Todos os direitos reservados © 2008 - ABEPRO - Melhor visualizado no Internet Explorer 5.5 ou superior
 
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs