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XI ENCEP

UFTPR Ponta Grossa, 15 e 16 de maio de 2006 - 9 horas 

 

SISTEMA EDUCACIONAL

15 de maio de 2006 - 9 às 12 e 14 às 16 horas

 

 

MANHÃ:

Coordenadores:

  • Prof. Gilberto Dias da Cunha (PUCRS/ 2º Vice-Presidente ABEPRO)
  • Prof. Vanderlí Fava de Oliveira (UFJF/Suplente da Diretoria)

 

Convidados:

·         Prof Amir Limana (Coordenador-Geral do Exame Nacional de Cursos - ENADE)

·         Profa Márcia Brito (ENADE/UNICAMP)

·         Prof. Nival Nunes (Reitor da UERJ e Vice-Presidente da ABENGE)

 

Tópicos:

- Exposição da montagem do Enade (com foco nas Engenharias e na EP, em particular)

- Exposição dos resultados do Enade (com foco maior na EP)

- Análise dos resultados do Enade (com foco maior na EP)

- Repercussões dos resultados da Enade para os cursos (com foco maior na EP)

- Seguimento dos trabalhos da Comissão Inep para montagem do novo instrumento de avaliação de cursos (com foco quase exclusivo na EP)

 

Aproximadamente 50 participantes

 

 

Palestrante 01: Prof Amir Limana

 

Principais Anotações:

Resultado do ENADE:

  • Cada Coordenador receberá 6 relatórios - não apenas resultados numéricos, mas mapeamento sócio-econômico, habilidades identificadas, comparações, etc.
  • Além da avaliação do Estudante, também a avaliação de como se dá o processo de apropriação do conhecimento - habilidades e competências.

 

Avaliação:

·         CPA: institucional interna e externa

·         ACG: dos cursos (organização, docentes e instalações)

·         ENADE: desempenho dos estudantes (competências e habilidades - avalia processo de formação e resultados)

 

Participação de todos na avaliação:

  • Professores, Estudantes, Técnicos- Administrativos
  • Comunidade em Geral entidades: avaliação externa
  • Poder público

 

Principais questões que são objeto do SINAES na avaliação:

  • Identificar potencialidades
  • Avaliação positiva e não punitiva
  • Processo de avaliação à meta avaliação
  • Identificar disparidades e procurar resolver os problemas através de políticas públicas.

            Eventos como o ENCEP são fundamentais para isso.

            Assessores e participantes em Comissões ENADE, - 4 de públicas e 3 de particulares escolhidos pro currículos pesando participação em Coordenações e Pró Reitorias ou atividades relacionadas com a graduação.

            Seleção e treinamento de avaliadores INEP (Yara) - feito por sistema mecânico obedecendo ao princípio republicano

 

 

Palestrante 02: Profa Márcia Brito

 

ENADE - parte do SINAES à Metáfora (IES, Edifício - Curso, Apartamento e Morador Estudante)

 

ENADE:

Objetivos:

  • analisar a trajetória do aluno desde a entrada até a sua saída
  • Avaliando o aluno no 1º ano e no último, pode-se verificar o quanto o aluno agregou de conhecimento - ver Avaliação Dinâmica do Potencial de Domínio de Área (SDPDA) à

SDPDA é o conjunto de avaliações e atividades desenvolvidas ao longo do curso.

  • Instrumentos do SDPDA: ENEM, ENADE na entrada e ENADE na saída
  • Habilidade verbal e habilidade temática - na engenharia habilidade matemática (de modelar)
  • Foco atual: conjunto de AI, AE, ACG e ENADE é pequena parte (20%)
  • Participantes do ENADE: amostragem de alunos (curso com poucos alunos, todos entram)
  • A prova é função das diretrizes curriculares da área.
  • Prova: 10 questões todos, 10 todas os cursos da área, 15 de cada curso e 5 de ênfase

 

Foi também apresentado o Relatório do ENADE de 2004

  • 1ª parte: análise descritiva com apresentação de tabelas
  • 2ª parte: simulação de quanto foi agregado de valor nos estudantes

 

Observações:

            Foram apresentados os dados e os resultados sobre os Estudantes participantes do ENADE 2004

  • Estudantes consideraram as questões discursivas mais difíceis
  • Aumento da presença feminina na Engenharia

 

Fase de perguntas:

  • Brasil: para se igualar % a Argentina tem que triplicar o número de estudantes.
  • Sobre o tema, apenas duas dissertações de mestrado - 1 boa e outra razoável
  • Horas de estudo fora de sala - número de horas aulas
  • Mudança do tipo de provas - cobra raciocínio, visão sistêmica, etc. enquanto escola continua tradicional

 

 

TARDE:

 

Palestrante 03: Prof Gilberto Cunha

 

Apresentou um estudo geral sobre o ENADE 2005, especialmente sobre as provas e o que elas cobraram em termos de habilidades e competências

 

Apresentação:

  • principais conceitos (habilidades e competências)
  • conceitos específicos da Engenharia
  • distribuição de cursos de Engenharia em 8 grupos
  • grupo VII como especial
  • grupo VIII com diretrizes diferentes
  • distribuição das questões nos diversos grupos
  • habilidades e competências a serem examinadas
  • conteúdos relacionados contidos na legislação
  • a elaboração das provas (dificuldades, definições, etc)
  • o que há de essencial no ENADE em termos de necessidades de mudanças

 

 

Habilidades - características psicológicas individuais; têm natureza sócio-histórica e podem ser desenvolvidas em interação com o meio; são características mentais referentes ao sensorial, ao cognitivo e à ação motora

Componentes: codificar, inferir, mapear, aplicar

 

Competências - capacidade de realizar tarefas; emergem das habilidades, somadas a experiências adequadas de aprendizado; fruto do esforço do indivíduo

A formação das competências tem origem no desenvolvimento das habilidades

 

Avaliação dos cursos já levam em conta os resultados do ENADE

 

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