|   

 

   - APOIO -
   - PATROCÍNIO -
   AGÊNCIA OFICIAL
   ORGANIZAÇÃO

Palestrantes

Gilberto Dias da Cunha

Gilberto Dias da Cunha concluiu o doutorado em Engenharia Mecânica - Tecnologia Industrial pela Universidade Nova de Lisboa em 1996. Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professor Colaborador na Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro de Comissões do MEC (INEP, SESu, CNE), Diretor-técnico da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), Diretor-Presidente do Instituto de Gestão em Desenvolvimento de Produto (IGDP) e consultor da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina (FUNCITEC). Publicou 23 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 trabalhos enquadrados como capítulos de livros publicados. Possui 3 softwares e outros 20 itens de produção técnica. Participou de 17 eventos no Brasil. Orientou 12 dissertações de mestrado e co-orientou 2, co-orientou 1 tese de doutorado, além de ter orientado 25 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Recebeu 1 prêmio e/ou homenagem. Entre 1991 e 2001 participou de 3 projetos de pesquisa, sendo que 2 destes internacionais, tendo coordenado 1 destes projetos. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão do Processo de Desenvolvimento do Produto. Em suas atividades profissionais interagiu com 46 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gestão do Desenvolvimento de Produtos, Gestão da Qualidade, Engenharia de Produção, Computer-Aided Design, Desenvolvimento Integrado de Produtos e Processos, Processo de Desenvolvimento de Produtos, Design for Manufacture, Engenharia Simultânea, ISO 9000 e Empresas virtuais.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6338088458288203

Carlos Afonso Nobre

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974) e doutorado em Meteorologia - Massachussets Institute of Technology (1983). É pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ex-coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE) de 1991 a 2003. Ex-coordenador científico do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) durante o período de 1996 a 2002. Atualmente é representante da área Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Também é o presidente do Comitê Científico do International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências atmosféricas, clima, meteorologia, Amazônia e modelagem climática, interação biosfera-atmosfera e desastres naturais e ministra a disciplina Interação Biosfera-Atmosfera no Programa de PG do INPE.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1608252203113404

Márcio Macedo Costa

Gerente do Departamento de Meio Ambiente - BNDES

Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer

CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) - PROCLIMA (Programa de Monitoramento Climático em Tempo Real)
SECRETÁRIA EXECUTIVA DO PROGRAMA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
ESCOLARIDADE
Pós - Graduação, Mestrado
Mestre, Programa de Pós Graduação de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo - PROCAM, 2002, TEMA: POLÍTICA E GESTÃO AMBIENTAL
Especialização em Gestão Ambiental

UNICAMP/CETESB, Campinas, 1996, 360 horas - aula  (Monografia: Audiência Pública

no Processo de Avaliação de Impacto Ambiental no Estado de São Paulo, 1997,90 p).

Seminar on Policy Implementation and Alternative Technologies Concerning Ozone Layer Protection, Japan, 2003, 110 horas - aula.

(a funcionária participou do referido curso, pois concorreu a uma bolsa de estudos oferecida pela JICA, tendo sido selecionada como representante brasileira)

Curso Superior, Ciências Sociais

Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 1984.

Pedro Lopes de Queirós

CONFEA/ Coordenador da CEAP

Itamar Costa Kalil

Itamar Costa Kalil possui graduação em Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1971) e mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela University of California - Berkeley (1977) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo , com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanização no Brasil.
Chefe de Gabinete da Presidência do CREA/RJ, ex-Presidente da ABEA -(Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), ex- Conselheiro Federal representatante das Instituições de Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA, ex- membro da Comissão de Especialistas do ensino da Arquitetura e Urbanismo do MEC, ex- Diretor e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5031334480303838

Valder Steffen Junior

Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), mestrado em Mecânica Não Linear e Cronometria - Université de Franche Comté (1977) e doutorado em Mecânica Não Linear e Cronometria - Université de Franche Comté (1979), na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.), igualmente na Université de Franche-Comté, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, sendo o primerio no INSA de Lyon (1986-87) e, o segundo, na Virginia Tech - USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na Universidade Federal de Uberlândia, tais como: Chefe de Departamento, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Centro, Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica. Serviu também ao sistema brasileiro de pesquisa e pós-graduação (Membro do CA-EM do CNPq, Representante da Área de Engenharia III na CAPES, Membro da CA-TEC da Fapemig). Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de sistemas mecânicos, dinamica de rotores, materiais inteligentes e problemas inversos em dinâmica. É ainda Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCM (biênio 2008-09). É membro do Conselho Curador da FAPEMIG.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6838375689601075

Ricardo Manfred Naveiro

Ricardo Naveiro é professor da Escola de Engenharia da UFRJ e da COPPE desde 1980. Coordenador do GEPRO - Grupo de pesquisa em gestão e ensino de projeto inscrito no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Engenheiro mecânico industrial pela PUC/RJ (1972), MSc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1983), DSc. em Projeto do Produto pela FAU/USP (1992) e foi pesquisador visitante no Grupo de Sistemas Inteligentes em Projeto e Manufatura do Departamento de Engenharia Industrial da North Carolina State University no ano de 1993/1994. Seu trabalho é apoiado pelo CNPq (pesquisador 2B), pela CAPES e pela FAPERJ.
Suas atividades de ensino e pesquisa estão concentradas na gestão e ensino do projeto nos setores industrial e de AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção; tendo orientado até o momento 18 teses de MSc., 4 teses de DSc. e 8 projetos de formatura; e participado de mais de uma dezena de bancas de tese e de juris de concursos públicos. Publicou cerca de 30 artigos em congressos nacionais e internacionais, 10 artigos em periódicos indexados, um capítulo de livro e acaba de organizar um livro intitulado "O projeto na engenharia, arquitetura e desenho industrial" a ser lançado este ano pela Editora da UFJF. É responsável pelas disciplinas "Projeto do Produto"e "Tecnologia Metalúrgica" no curso de graduação em Engenharia Mecânica e pelas disciplinas "Gestão integrada do projeto de produtos industriais" e "Tópicos Especiais em Ensino de Projeto" no curso de pós-graduação em Engenharia de Produção.
É também responsável pelos acordos de cooperação internacional entre a UFRJ com o Grupo de Sistemas Inteligentes em Projeto e Manufatura da North Carolina State University e com o Grupo de Sistemas de Auxílio à Formação e à Decisão da Universidade Paris VI. No Brasil desenvolve projetos em parceria com o CETEM/CNPq e com o N3P, Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFJF.

Carla Schwengber ten Caten

Possui Doutorado em Engenharia (1999) e Mestrado em Engenharia de Produção (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes. É Avaliadora da CAPES - Engenharias III e Revisora dos periódicos científicos: Gestão e Produção (UFSCar) , Revista Liberato (Novo Hamburgo), Produção (São Paulo) e Produto & Produção (Porto Alegre). Tem experiência na área de Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia da Qualidade e Engenharia do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Controle da Qualidade; Controle Estatístico de Processos; Projeto de Experimentos (DOE); Pesquisa, Desenvolvimento e Otimização de Produtos e Processos, e Inovação Tecnológica.
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2048340677678671

Miguel Ángel Pantoja Molina

Miguel Ángel Pantoja é Vice-Presidente da ONG Engenheiro Sem Fronteiras, Associação para o Desenvolvimento, Engenheiro Industrial e Consultor na área de Tecnologia da Informação.

 

Sobre a ABEPRO   |   Associe-se   |   Novidades   |   Contatos   |  

Sede Administrativa: Av. Almirante Barroso, Nº 63 - Sala 417 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP: 20031-003

Todos os direitos reservados © 2008 - ABEPRO - Melhor visualizado no Internet Explorer 5.5 ou superior
 
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs