|   

 

   - APOIO -
   - APOIO INSTITUCIONAL
   - CO-REALIZADOR -
   - ORGANIZAÇÃO -
   COORDENAÇÃO LOCAL

Rio de Janeiro

Por suas inúmeras facetas, o Rio é a capital do turismo brasileiro. A cidade maravilhosa, localizada na Região Sudeste do Brasil, com 6 milhões de habitantes, numa área de 1.2255,3 km², extensão litorânea de 246, 22 km² e área verde de 325,6 km², é um mosaico de encantos espalhados entre o mar e a montanha. O Rio é mais de um, a cada dia cria soluções para atender a todos os desejos e gostos.

O Rio cartão-postal é a marca do Brasil. O Corcovado, com o Cristo Redentor é uma das novas 7 Maravilhas do Mundo, em concurso internacional. E tem, também, o Pão de Açúcar, um passeio prazeroso, que descortina a cidade. Os pontos turísticos emblemáticos são inúmeros, mas é importante citar o Estádio do Maracanã, templo maior do futebol cinco vezes campeão mundial e a Passarela do samba, onde desfilam as escolas de samba, que participam do maior evento da cidade, o carnaval. E, o mais recente é a Cidade do Samba, construída pela Prefeitura do Rio, em uma área de 114 m², na zona portuária, abriga as fábricas de samba, onde as escolas de samba preparam os seus respectivos desfiles, que ocorrem no carnaval. A Cidade do Samba é a síntese do carnaval, o ano inteiro, já que reúne ainda espetáculos diários, oficinas e outros atrativos.

O Rio foi escolhida, depois de pesquisas realizadas pelas universidades de Michigan e da Califórnia, como a cidade com o povo mais cordial do mundo. Este é o maior segredo da cidade maravilhosa, o espírito carioca, que torna todos os espaços urbanos em mosaico de diferentes atrações. O Rio é das praias, da montanha, das áreas verdes, dos esportes ao ar livre, dos eventos como o réveillon, o carnaval e tantos outros. O Rio é histórico, é cultural, é diurno, é noturno. Possui muitos sabores. É para todas as idades. O Rio é como um dos seus símbolos, o Cristo Redentor, de braços abertos, para receber bem os visitantes

 

A cidade do Rio de Janeiro sem dúvida é uma das mais belas do mundo, com seus cartões postais conhecidos em todo o mundo. Mas o Rio de Janeiro não é só o charme de Copacabana e Ipanema, tem também as belezas de Grumari, Floresta da Tijuca, Pedra do Leme, Sítio Burle Marx, Aterro do Flamengo, Urca, Enseada de Botafogo e até mesmo a cultura popular da Favela da Rocinha em São Conrado.

 

Arcos da Lapa

 

Localizados no Largo da Lapa, bairro que já serviu de referência para o que de mais importante aconteceu na vida noturna do Rio os Arcos da Lapa entraram para a história como a obra mais monumental empreendida no Rio. Nos tempos coloniais. Construídos para funcionar como aquedutos, hoje os Arcos servem de viaduto para uma outra grande atração: os bondinhos que ligam a Estação da Carioca ao aprazível bairro de Santa Teresa.

A noite se você gosta de gente e muita música esse é o lugar para se curtir o pelo menos um dia do final de semana, suas ruas ficam cheias de artistas e existem shows de reggae, forro, funk e mpb em diversos bares que existem na região.

 

Pão de Açúcar

 

Com sua altura significativa e formação rochosa incomum, o Pão de Açúcar divide com o Corcovado o título de ponto de atração turística de onde se tem as mais belas vistas do Rio.

Conhecido cartão-postal da cidade, ele é alcançado via teleférico, primeiro até o Morro da Urca, onde os visitantes embarcam em um segundo bondinho, que os levará até o destino final. Do Pão de Açúcar podem ser apreciadas diversas praias do Rio e de Niterói, além de uma densa vegetação de Mata Atlântica e algumas edificações históricas como o Forte de Santa Cruz e a Ilha Fiscal.

Tempo de duração da viagem
Praia Vermelha-Morro da Urca: 3 min
Morro da Urca-Pão de açúcar: 3 min
Endereço: Avenida Pasteur, 520 - Urca - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2546-8400
Fax: (21) 2542-1641

 

Cristo Redentor

 

Localizada no topo de uma montanha, a 710 metros de altura, a estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, é com certeza um dos monumentos mais admirados e visitados da cidade. Um passeio que se inicia no bairro do Cosme Velho, a bordo de um simpático trenzinho que, até chegar ao Cristo, percorre cenários de rara beleza e forte encantamento visual. Já lá em cima, o que se vê é puro êxtase: Copacabana, Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, o Jockey, a Lagoa, enfim, um Rio de Janeiro deslumbrante durante o dia, iluminado e mágico quando chega a noite. Sempre sob a proteção do Cristo que, do alto do Corcovado, abraça e abençoa todos aqueles que a cidade acolhe.

Horário: Diariamente, 8:30-18h30
Endereço: Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho - Rio de Janeiro - RJ

 

Lagoa Rodrigo de Freitas

 

Cercada de bairros, montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo da luz do dia em suas águas plácidas e silenciosas. Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas, ciclovia e um pequeno centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida italiana a japonesa, além de música ao vivo a partir das 21h. Isso sem falar nos passeios de pedalinho, que nos domingos e feriados proporcionam ao turista uma visão única de tudo que emoldura a mais bela lagoa do Rio. Localização: Av. Epitácio Pessoa e Av. Borges de Medeiros, abrangendo os bairros de Ipanema, Lagoa e Humaitá. O horário de acesso aos parques da Lagoa é livre.

 

Jardim Botânico


Conta com 8.000 espécies vegetais, orquidário, bromeliário, violetário, plantas insetíforas, coleções de cactos e plantas medicinais, lagos e uma entrada marcada pelas fileiras de palmeiras imperiais, cada uma com 30 m de altura. possui também prédios do patrimônio histórico, como a antiga Fábrica de Pólvora.
Horário: Diariamente 8-17h
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1.008 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 3874-1214
Fax: (21) 3874.1808

 

Maracanã


O Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã, é para muita gente o templo do futebol. Já teve capacidade para 166.369 pessoas, mas atualmente recebe até 114.000 torcedores. É ponto turístico inegável e oferece além do espetáculo dos jogos de futebol, verdadeiros espetáculos de shows musicais. Foi no Maracanã também que o Papa João Paulo II celebrou encontros com fiéis brasileiros.
Este complexo esportivo conta também com o Maracanãzinho, o Estádio Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare.
Visitas: diariamente das 9hàs 17h. Em dias de jogos, as visitas podem ser agendadas das 8h às 11h.
Endereço: R. Professor Eurico Rabelo, portão 18, s/n. - Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2568-9962

 

Parque Nacional da Tijuca


É a maior reserva natural de mata localizada em área urbana do país. Está dividida em: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca (onde está o Corcovado, entre outras atrações) e Maciço da Gávea/Pedra Bonita (um lugar apropriado para salto de Vôo livre). O parque se caracteriza não só por sua flora e cachoeiras, mas também por sua fauna: cotias, esquilos e micos.
Os adeptos do eco-turismo podem encontrar aqui diversidade de trilhas que inclusive levam à pista de vôo livre.
É possível chegar ao Parque por sete vias de acesso, entre elas: Estrada do Redentor, Estrada da Canoa e Estrada da Castorina.
Horário: Diariamente das 8 às 17h
Endereço: Maciço da Tijuca, limitando com vários bairros, principalmente Alto da Boa Vista e Santa Teresa - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2492-2253

 

Praias

 

Possuindo quilômetros de litoral envolvido por montanhas com florestas nativas e áreas de restinga fazem com que o Rio de Janeiro tenha algumas das mais belas praias do Brasil e até do mundo, nesta cidade você pode curtir praias mais badaladas cheias de bares e quiosques como as de Copacabana, Barra e Ipanema ou até curtir paisagens tranqüilas e rodeadas de verdes nas praias de Grumari, Macumba e da Reserva no Recreio dos Bandeirantes onde áreas de reservas preservam a vegetação litorânea do local.

 

 

Praia do Leme e Copacabana

 

Copacabana é a praia mais famosa do Brasil possuindo uma beleza natural esplêndida com montanhas e ilhas ao redor, possuem excelente infra-estrutura com muitos bares, hotéis de luxo e quiosques na praia.

 

A praia do Leme é uma continuação da praia de Copacabana, a única mudança é o nome do bairro e a pedra do Leme que possui um mirante onde é possível observar toda extensão da faixa de areia.

 

 Praia de Ipanema e Arpoador

 

Ipanema vem logo após a praia de Copacabana e vai da praia do Arpoador onde localiza-se o pico dos surfistas cariocas, com infra-estrutura mais sofisticada e freqüentadores mais elegantes torna-se umas das principais praias da cidade.

 

 

 

 

 

Praia do Leblon e Vidigal

 

A famosa praia do Leblon está localizada em um dos bairros mais nobres e famosos da cidade do Rio de Janeiro, muito freqüentada por jovens e famosos por sua tranqüilidade e conforto além da famosa vista do Morro Dois Irmãos ao fundo.

 

A praia do Vidigal situa-se mais acima do bairro do Lleblon, na Av. Niemeyer, sendo muito reservada devido ao acesso onde se encontra um hotel de luxo chamado Sheraton, bonita e paradisíaca rodeada por muito verde e montanhas que inspiram o cenário.

 

 

Praia do Pepino

 

A praia do Pepino fica no bairro de São Conrado, muito bonita por ter montanhas e florestas ao seu redor.

 

 

 

 

 

 

 

Praia da Joatinga

 

Esta praia é bem reservada aos jovens e principalmente surfistas que a freqüentam quando o mar está para ondas. Esta praia possui entrada por dentro de um condomínio de luxo e fica entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. Sobre os pés da Pedra da Gávea à praia da Joatinga é uma parada obrigatória para quem gosta de surf e tranqüilidade.

 

 

 

 

 

 

Praia da Barra da Tijuca e Reserva

 

A praia da Barra da Tijuca vem a ser uma das mais freqüentadas pelos cariocas, com águas claras e muito charme é também a maior em extensão de todas as outras.

 

Praia da Reserva

 

Como o nome já diz está praia calma e reservada está localizada dentro de uma área de preservação ambiental onde não tem prédios nem casas, somente verde e alguns quiosques fazem parte do cenário.

 

Por ser uma cidade litorânea à cidade do Rio de Janeiro possui muitas outras praias além das citadas acima, como a praia do Recreio, Macumba, Prainha, Grumari, Tartaruga, Pedra de Guaratiba, Marambaia entre outras que valem a pena serem visitadas.

 

Fonte: Riotur

 

Para mais informações sobre pontos turísticos acesse: http://www.riodejaneiro-turismo.com.br ou http://www.brasilviagem.com/cidades/?CodCid=1

 

Sobre a ABEPRO   |   Associe-se   |   Novidades   |   Contatos   |  

Sede Administrativa: Av. Almirante Barroso, Nº 63 - Sala 417 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP: 20031-003

Todos os direitos reservados © 2008 - ABEPRO - Melhor visualizado no Internet Explorer 5.5 ou superior
 
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs