|   

 

   AGÊNCIA OFICIAL
   APOIO
   APOIO INSTITUCIONAL
   SUSTENTABILIDADE

Sobre Curitiba


As informações abaixo foram retiradas do site da Prefeitura de Curitiba. Para acessá-lo clique aqui.

A Prefeitura de Curitiba também está presente nas mídias sociais:

       

 

Para conhecer Curitiba

Quem chega a Curitiba tem muito o que ver. A cidade fica num altiplano, 934 metros acima do nível do mar. Sua população de 1,8 milhão de habitantes é uma mescla de inúmeras origens; soma nativos descendentes de dezenas de etnias a pessoas que vieram de fora - de todo o mundo e do Brasil inteiro -  para se radicar aqui.

Limpa e organizada, a cidade dá uma primeira impressão muito favorável. É fácil encontrar nas ruas gente disposta a dar informações e ensinar o caminho.

Curitiba não tem mar, mas apresenta um mar de verde na sua vasta oferta de parques e bosques municipais. São mais de 30, todos implantados a partir de 1972 à exceção do Passeio Público, no coração da cidade, inaugurado em 1886. Eles aliam saneamento com preservação ambiental e lazer cultural.

O parque mais frequentado é o Barigui. Já o mais famoso é o Jardim Botânico, com sua estufa que vira farol à noite. Há ainda os que remetem à memória do mapa humano: o polaco Bosque do Papa e os bosques Alemão e de Portugal, os parques Ucraniano e dos Tropeiros e monumentos a outras etnias em bosques e praças da cidade. Curitiba tem um bairro inteiro formado pelos italianos: alegre, colorido, com artesanato, música, dança e culinária oriundos da velha Bota. Não por acaso, se chama Santa Felicidade.

Cultura

O Setor Histórico mostra a parte mais antiga, bem preservada, da cidade que nasceu em 1693. Tem espaços culturais e um comércio charmoso, nas ruas de pedras em torno do Largo da Ordem e das praças Tiradentes e Garibaldi. Ali vale a pena andar a pé e, se for domingo, perder-se sob o "céu" de mais de mil barraquinhas da Feira de Artesanato.

Agenda Cultural

Gastronomia

Os habitantes refletem na cidade seus saberes e fazeres. Curitiba tem oferta hoteleira para todo gosto e de todo preço, das pensões aos cinco estrelas. A gastronomia reúne referências do Oriente e do Ocidente e tem também produtos bem típicos daqui, como o cachorro-quente feito de "vina" - apelido de wienerwurst, salsicha austríaca. A cidade que fechava portas cedo, em função do frio, acordou para o mundo e funciona 24 horas, em baladas, shows, espetáculos de teatro e música, feiras todo dia e algumas de noite.

Guia Abrasel

Roteiros

O visitante pode chegar pelo Aeroporto Afonso Pena - na vizinha cidade de São José dos Pinhais -, ou pela Rodoferroviária do bairro Rebouças, antigo distrito industrial. Ou vir de carro, por uma das entradas da cidade. Nas ruas de Curitiba, pode andar a pé, de bicicleta, de ônibus, de carro.

Quer ver a cidade do ponto de vista de seus habitantes? Faça um destes roteiros, ou todos eles:

De ônibus de dois andares ou jardineira da Linha Turismo;

De bicicleta;

A pé.

Veja os destinos mais frequentes de Curitiba

As fotos abaixo foram retiradas do site da URBS.

 



 

Sobre a ABEPRO   |   Associe-se   |   Novidades   |   Contatos   |  

Sede Administrativa: Av. Almirante Barroso, Nº 63 - Sala 417 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP: 20031-003

Todos os direitos reservados © 2008 - ABEPRO - Melhor visualizado no Internet Explorer 5.5 ou superior
 
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs