|   

 

Pesquisa Operacional

O LIVRO
 
Pesquisa operacional é a aplicação de métodos científicos a problemas complexos para auxiliar no processo de tomada de decisões, tais como projetar, planejar e operar sistemas em situações que requerem alocações eficientes de recursos escassos.
Neste livro, introduzimos modelos matemáticos determinísticos e probabilísticos e vários dos principais métodos de solução e algoritmos utilizados na pesquisa operacional para melhor entendimento, análise e solução de problemas de decisão.

Este livro é direcionado, principalmente, para cursos de graduação em engenharia de produção, mas também pode ser utilizado em outros cursos de engenharia (civil, elétrica, mecânica, sistemas), ciências de administração, ciências de computação, economia, estatística e matemática.

Também pode ser usado em cursos introdutórios de graduação e pós-graduação (strictu sensu e latu sensu) em tópicos tais como: otimização linear (programação linear), otimização discreta (programação linear inteira), otimização (fluxos) em redes, programação dinâmica (determinística e estocástica) e teoria de filas. Os requisitos para leitura deste livro são cursos introdutórios de cálculo integral e diferencial, álgebra linear e teoria de probabilidade.

A habilidade de elaborar modelos matemáticos é fundamental, e por este motivo o livro apresenta uma grande variedade de modelos de problemas nas áreas de engenharias e administração, entre outras, com o intuito de mostrar aos estudantes a versatilidade e a aplicabilidade de modelos de pesquisa operacional.

Procuramos destacar a importância da pesquisa operacional na engenharia de produção, em particular no gerenciamento de sistemas de produção e logística, envolvendo problemas de planejamento, programação e controle da produção, problemas de distribuição de produtos, problemas de localização de facilidades e instalações, entre outros.
 

O(S) AUTOR(ES)
 
Horacio Hideki Yanasse é pesquisador do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Marcos Arenales é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) da Universidade de São Paulo (USP) - campus de São Carlos.

Reinaldo Morabito é professor do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Vinícius Armentano é professor titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 

Sobre a ABEPRO   |   Associe-se   |   Novidades   |   Contatos   |  

Sede Administrativa: Av. Almirante Barroso, Nº 63 - Sala 417 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP: 20031-003

Todos os direitos reservados © 2008 - ABEPRO - Melhor visualizado no Internet Explorer 5.5 ou superior
 
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs