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Modelo de formatação de artigo

1. Introdução

O objetivo deste documento é auxiliar aos autores sobre o formato a ser utilizado nos artigos submetidos ao ENEGEP 2012. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para os artigos, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Houve pequenas modificações em seu formato, portanto sugere-se sua leitura atenta.

Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Recomenda-se, para isso, o uso dos estilos de formatação pré-definidos que constam deste documento. Para tanto, basta copiar e colar os textos do original diretamente em uma cópia deste documento.

Lembre-se que uma formatação correta é essencial para uma boa avaliação do seu trabalho. Artigos fora da formatação serão retirados do processo de avaliação.

 

2. Formatação geral

Este texto apresenta apenas o corpo do artigo. Portanto, ele não deve conter Título, Autores, Resumo e Palavras-chave. Esses elementos serão inseridos posteriormente, a partir de dados solicitados durante o envio do arquivo pelo site do evento. O cabeçalho e os dados de autoria do arquivo devem estar em branco. Veja em seu editor de textos como remover essas informações. O artigo completo não deve exceder 4.000 (quatro mil) palavras e o tamanho do arquivo não deve exceder 1 (um) Mb. Tabelas poderão ser tratados como figuras, para não contar palavras, mas a qualidade das mesmas é de sua responsabilidade. Procure tratar imagens e tabelas para que estas não deixem seu arquivo muito grande.

Todas as margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. Por favor, verifique esse aspecto com especial cuidado.

O artigo deve ser escrito no formato do programa Microsoft Word 2003, ou superior. Se você está lendo este documento, significa que você possui a versão adequada do programa.

Na sequência, passo a passo, serão especificados os detalhes da formatação.


3. Títulos das sessões

Os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

3.1. Subtítulos das sessões

Os subtítulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1, 1.2, 1.3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito.


4. Corpo do texto

O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título ou subtítulo das sessões. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas simples. O corpo de texto também utiliza um espaçamento de 6 pontos depois de cada parágrafo, exatamente como este parágrafo.

Notas de rodapé: não devem ser utilizadas notas de rodapé.

No caso do uso de listas, deve-se usar o marcador que aparece a seguir:

-       As listas devem ser justificadas na direita e na esquerda, da mesma maneira que os trechos de corpo de texto;

-       Use ponto-e-vírgula para separar os itens de uma lista, exceto no último item;

-       A lista é separada do parágrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do parágrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos);

-       O estilo "Lista" pode ser usado para que a formatação pré-definida seja corretamente empregada.

É possível, também, o uso de alíneas, que obedecem às seguintes indicações:

a)       Cada item de alínea deve ser ordenado alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses, como neste exemplo;

b)       Use ponto-e-vírgula para separar as alíneas, exceto no último item;

c)        A lista de alíneas é separada do parágrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do parágrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos);

d)       O estilo "Alínea" constante deste documento pode ser usado para a aplicação automática da formatação correta de alíneas.

No caso de nova lista de alíneas, a lista alfabética deve ser reiniciada. Veja em seu editor como fazer isso:

a)       Uma nova alínea, assim, recomeça a partir da letra a);

b)       Os itens de alínea são separados entre si por ponto-e-vírgula;

c)        O último item de alínea pode terminar com ponto, dependendo de como segue a escrita do texto.


5. Formatação de tabelas e figuras

Figuras e tabelas não devem possuir títulos (cabeçalhos), mas sim legendas.

As legendas devem ser posicionadas abaixo das Figuras e Tabelas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço de 12 pontos entre texto-objeto e entre legenda-texto.

Esses objetos, bem como suas respectivas legendas, devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, a Figura 1). Para as legendas, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada (ou, alternativamente, o estilo "Legenda"). Legendas não levam ponto final. Use, para isso, os estilos pré-definidos "Figura" ou "Tabela".

Importante: deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto". Em vez disso, os objetos devem ser inseridos "alinhados com o texto". Veja em seu editor de textos como fazer isso.


Figura
1 - Exemplo de figura


Nas tabelas deve ser usada, preferencialmente, a fonte Times New Roman, tamanho 10. Os estilos utilizados no interior de Tabelas devem ser "Tabela Cabeçalho" e "Tabela Corpo", os quais podem ser editados (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme as necessidades (como, por exemplo, a fim de centralizar o conteúdo de uma coluna).

A Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas. É importante lembrar que as tabelas devem estar separadas do corpo do texto por 12 pontos, antes e depois. Para tanto, pode-se usar uma linha do estilo "Tabela Espaçamento" entre o corpo de texto anterior à tabela e a mesma, e o estilo "Legenda" entre a tabela e o texto que a segue, conforme exemplificado a seguir.


TABELA ESPAÇAMENTO - ESTA LINHA EM BRANCO

Item

Quantidade

Percentual

Teoria social

22

7,9%

Método

34

12,3%

Questão

54

19,5%

Raciocínio

124

44,8%

Método de amostragem

33

11,9%

Força

10

3,6%

Fonte: Adaptado de Mays apud Greenhalg (1997)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela 1 - Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa


6. Submissão e classificação dos artigos

Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol (em todos os casos, será requerido um abstract em inglês e um resumo em português). Se respeitados os limites apresentados na seção 2, serão considerados como propostos para o XXXII ENEGEP e seguirão, portanto, o seu processo de avaliação. Os artigos aprovados serão publicados em CD-ROM. As publicações do evento terão seus respectivos números de ISBN.

É importante salientar que poderá ser enviado um número ilimitado de artigos, porém no máximo 3 artigos poderão ser aprovados por autor (não importando em qual relação de autoria), valendo os artigos de pontuação mais alta. No caso do "Workshop de Iniciação Científica (WIC)", destinado a trabalhos de autoria de alunos de iniciação científica e tecnológica, 2 artigos adicionais poderão ser aprovados.


7. Citações e formatação das referências

De acordo com Fulano (2011), citar corretamente a literatura é muito importante. A citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado no próximo parágrafo (BELTRANO, 2012).

Citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado como plágio (FULANO; BELTRANO, 2012).

Para as referências, ao final do artigo, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, prevendo 6 pontos depois de cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. Diferentemente deste exemplo ilustrativo, somente autores usados no texto devem ser citados nas referências e as referências devem conter todos os autores citados no texto.

As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências. O estilo a ser usado na seção Referências deve ser o "Bibliografia".


Referências

ABDEL-AAL, R.E. & AL-GARNI, Z. Forecasting Monthly Electric Energy Consumption in eastern Saudi Arabia using Univariate Time-Series Analysis. Energy Vol. 22, n.11, p.1059-1069, 1997.

ABRAHAM, B. & LEDOLTER, J. Statistical Methods for Forecasting. New York: John Wiley & Sons, 1983.

LIM, C. & McALEER, M. Time Series Forecasts of International Travel Demand for Australia. Tourism Management, artigo aceito em 2001 para publicação, aguarda impressão.

MAKRIDAKIS, S.; WHEELWRIGHT, S. & HYNDMAN, R.J. Forecasting Methods and Applications.. 3. ed. New York: John Wiley & Sons, 1998.

PELLEGRINI, F.R. & FOGLIATTO, F. Estudo comparativo entre modelos de Winters e de Box-Jenkins para a previsão de demanda sazonal. Revista Produto & Produção. Vol. 4, número especial, p.72-85, 2000.


ANEXO

Os anexos devem vir ao final do trabalho. Vale salientar que o trabalho completo, incluindo as referências bibliográficas e os anexos, não deve exceder 4.000 palavras e 1 Mb.

 

Para download em formato .doc, clique aqui.

 

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