|   

 

   - APOIO -
   AGÊNCIA OFICIAL
   CONCURSO

Modelo de formatação de artigo

1. Introdução

O objetivo deste documento, fundamentado na norma de referência: ABNT NBR 14724:2011, é auxiliar os autores sobre o formato a ser utilizado nos artigos submetidos ao ENEGEP 2013. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para os artigos, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Houve pequenas modificações em seu formato, portanto sugere-se sua leitura atenta.

Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Recomenda-se, para isso, o uso dos estilos de formatação pré-definidos que constam deste documento. Para tanto, basta copiar e colar os textos do original diretamente em uma cópia deste documento.

Lembre-se que uma formatação correta é essencial para uma boa avaliação do seu trabalho. Artigos fora da formatação serão retirados do processo de avaliação.

 

2. Formatação geral

Este texto apresenta apenas o corpo do artigo. Portanto, ele não deve conter Título, Autores, Resumo e Palavras-chave. Esses elementos serão inseridos posteriormente, a partir de dados solicitados durante o envio do arquivo pelo site do evento. O cabeçalho e os dados de autoria do arquivo devem estar em branco. Veja em seu editor de textos como remover essas informações. O artigo completo não deve exceder 4.000 (quatro mil) palavras e o tamanho do arquivo não deve exceder 1 (um) Mb. Tabelas poderão ser tratadas como figuras, para não contar palavras, mas a qualidade das mesmas é de sua responsabilidade. Procure tratar imagens e tabelas para que estas não deixem seu arquivo muito grande.

As margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. Por favor, verifique esse aspecto com especial cuidado.

O artigo deve ser escrito no formato do programa Microsoft Word 2003, ou superior. Se você está lendo este documento, significa que você possui a versão adequada do programa.

Na seqüência, passo a passo, serão especificados os detalhes da formatação.


3. Títulos das sessões

Os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

 

3.1. Subtítulos das sessões

Os subtítulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1, 1.2, 1.3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito.


4. Corpo do texto

O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título ou subtítulo das sessões. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento 1,5 entre as linhas. O corpo de texto também utiliza um espaçamento de 6 pontos depois de cada parágrafo, exatamente como este parágrafo.

Notas de rodapé: não devem ser utilizadas notas de rodapé.

No caso do uso de listas, deve-se usar o marcador que aparece a seguir:

-         As listas devem ser justificadas na direita e na esquerda, da mesma maneira que os trechos de corpo de texto;

-         Use ponto-e-vírgula para separar os itens de uma lista, exceto no último item;

-         A lista é separada do parágrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do parágrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos);

-         O estilo "Lista" pode ser usado para que a formatação pré-definida seja corretamente empregada.

 

 

É possível, também, o uso de alíneas, que obedecem às seguintes indicações:

a)     Cada item de alínea deve ser ordenado alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses, como neste exemplo;

b)     Use ponto-e-vírgula para separar as alíneas, exceto no último item;

c)     A lista de alíneas é separada do parágrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do parágrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos);

d)     O estilo "Alínea" constante deste documento pode ser usado para a aplicação automática da formatação correta de alíneas.

No caso de nova lista de alíneas, a lista alfabética deve ser reiniciada. Veja em seu editor como fazer isso:

a)     Uma nova alínea, assim, recomeça a partir da letra a);

b)     Os itens de alínea são separados entre si por ponto-e-vírgula;

c)     O último item de alínea pode terminar com ponto, dependendo de como segue a escrita do texto.


5. Formatação de tabelas e figuras

As tabelas e figuras devem possuir títulos (cabeçalhos) localizados na parte superior antecedidos da palavra que o designa (tabela, figura, esquema, fluxograma, imagem, etc.), seguidos do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e travessão, que serve para separação do título.

O título da tabela deve indicar a natureza e abrangência geográfica e temporal dos dados numéricos, não deve conter abreviações, apenas descrição por extenso de forma clara e objetiva.

As fontes consultadas são obrigatórias, mesmo que seja de produção do próprio autor, devem estar localizadas na parte inferior contendo notas e outras informações necessárias à sua compreensão (caso aplicável).

Esses objetos, bem como seus respectivos títulos e fontes consultadas, devem ser centralizados na página (ver exemplos da Figura 1 e Tabela 1). Para as segundas deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada e não levam ponto final. Use, para isso, os estilos sugeridos "Figura" ou "Tabela" conforme descritos abaixo.

Importante: deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto". Em vez disso, os objetos devem ser inseridos "alinhados com o texto". Veja em seu editor de textos como fazer isso.

Figura 1 - Exemplo de figura


Fonte: Adaptado de Mays apud Greenhalg (1997)

 

Tabela 1 - Exemplo de tabela

Item

Quantidade

Percentual

Teoria social

22

7,9%

Método

34

12,3%

Questão

54

19,5%

Raciocínio

124

44,8%

Método de amostragem

33

11,9%

Força

10

3,6%

 

 

 

 

 

 


 

Fonte: Adaptado de Mays apud Greenhalg (1997)

 

6. Submissão e classificação dos artigos

Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês.

Se respeitados os limites apresentados na seção 2, serão considerados como propostos para o XXXIII ENEGEP e seguirão, portanto, o seu processo de avaliação. Os artigos aprovados serão publicados em CD-ROM. As publicações do evento terão seus respectivos números de ISBN.

É importante salientar que poderá ser enviado um número ilimitado de artigos, porém no máximo 3 artigos poderão ser aprovados por autor (não importando em qual relação de autoria), valendo os artigos de pontuação mais alta. No caso do "Workshop de Iniciação Científica (WIC)", destinado a trabalhos de autoria de alunos de iniciação científica e tecnológica, 2 artigos adicionais poderão ser aprovados.


7. Citações e formatação das referências

De acordo com Fulano (2011), citar corretamente a literatura é muito importante.

A citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parêntese ao final do parágrafo deve ser feita em letra maiúscula.

Citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado como plágio (FULANO; BELTRANO, 2012).

Para as referências, ao final do artigo, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 10, separadas entre si por um espaço simples em branco, prevendo 6 pontos depois de cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. Diferentemente deste exemplo ilustrativo, somente autores usados no texto devem ser citados nas referências e as referências devem conter todos os autores citados no texto.

As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências.


REFERÊNCIAS

As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a identificar o documento, separadas por espaços simples.

 

OTT, Margot Bertolucci. Tendências Ideológicas no Ensino de Primeiro Grau. Porto Alegre: UFRGS, 1983. 214 p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1983.

 

MELLO, Luiz Antonio. A Onda Maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niterói: Arte & Ofício, 1992. Disponível em:  Acesso em: 13 out. 1997.

 

SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Está se Pensando? In: PEREIRA, Antonio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza: UFC, 1983. P. 29-45.

 

SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.

 

AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Cristãs para Diálogo sobre o Pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno econômico, p. 13.

 

ANEXO

Os anexos devem vir ao final do trabalho. Vale salientar que o trabalho completo, incluindo as referências bibliográficas e os anexos, não deve exceder 4.000 palavras e 1Mb.

 

Sobre a ABEPRO   |   Associe-se   |   Novidades   |   Contatos   |  

Sede Administrativa: Av. Almirante Barroso, Nº 63 - Sala 417 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP: 20031-003

Todos os direitos reservados © 2008 - ABEPRO - Melhor visualizado no Internet Explorer 5.5 ou superior
 
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs