|   

 

   - APOIO -
   - CO-REALIZAÇÃO -
   - REALIZAÇÃO -
   AGÊNCIA OFICIAL

Local de Realização do Evento

O Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Engenharia de Produção será sediado na cidade de Natal - Rio Grande do Norte.

 

A escolha do local atendeu uma demanda dos próprios coordenadores que apontaram a preferência de um local de fácil de acesso.

 

 

Roteiro Turístico:

Histórico-Cultural e Artístico

 

Como opções de passeios na cidade, uma boa pedida é conhecer o roteiro "Histórico-Cultural e Artístico" da Cidade Alta, uma região à margem do rio Potengi, que foi o berço da colonização de Natal. Tem monumentos, museus, igrejas, pinacoteca, galerias de artes e igrejas históricas num raio de 200 metros. A região abriga algumas construções no estilo neoclássico. O roteiro pode ser feito a pé.

Museu de Arte Sacra e Memorial Câmara Cascudo

Igreja do Galo

     

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação


O turista pode iniciar o passeio com uma visita ao Museu de Arte Sacra, na anexo a igreja Santo Antônio, também conhecida por Igreja do Galo. Próximo está o Memorial Câmara Cascudo, que guarda a biblioteca e objetos pessoais de Luis da Câmara Cascudo, escritor, folclorista, que gostava de dizer que era um provinciano incorrigível. Bem pertinho, ao lado, está a igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, construída em 1672 e restaurada em 1995. O Altar tem detalhes em ouro. No seu interior estão sepultados vários bispos da cidade.

Coluna Capitolina

Ao lado, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte tem um acervo de livros e jornais sobre o Estado e no pátio externo está a coluna Capitolina, um presente do governo da Itália, entregue em 1931, como agradecimento pela acolhida dos potiguares a dois aviadores italianos, Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Eles em 5 de julho de 1928 atravessaram o Atlântico em vôo direto de Roma a Natal com um hidroavião. Segundo historiadores, a coluna foi arrancada das ruínas do templo sagrado de Júpiter, no norte do Capitólio na antiga Roma, por ordem de Benito Mussolini.

 

Museu Café Filho

Na rua da Conceição, a 30 metros do instituto, está o Museu Café Filho, que ocupa o sobradinho, uma construção de 1816. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi nesse sobrado que João Fernandes Campos Café Filho, o vice-presidente de Getúlio Vargas, fez sua militância política e presidiu o sindicato dos Trabalhadores.

O acervo do museu guarda móveis, roupas, fotografias e honrarias concedidas a Café Filho, que foi presidente do Brasil com o suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954. Advogado, jornalista e político, Café Filho nasceu em Natal e governou país até oito de novembro de 1955, quando foi deposto por um movimento político-militar.

Palácio da Cultura - Pinacoteca    

 Em frente ao museu Café Filho, na praça 7 de Setembro, fica o antigo Palácio Potengi, ex-sede do governo, que agora se chama Palácio da Cultura e abriga a Pinacoteca do Estado. Ocupando dois pavimentos do casarão construído em 1912, a Pinacoteca expõe quadros de artistas potiguares, como Newton Navarro, Dorian Grey e Maria Santíssima, entre outros. Nos salões e pátio do palácio são realizadas vernissagem, exposições de fotos e recitais.


Capitania das Artes


Prédio da Prefeitura de Natal



Igreja do Rosário dos Pretos

 

Solar Bela Vista

 

Da praça 7 de Setembro, ainda é possível observar o prédio azul da Prefeitura de Natal, uma construção do século passado. Seguindo em direção ao rio Potengi, está a igreja do Rosário dos Pretos, erguida em 1714 pelos escravos que não podiam freqüentar as outras duas igrejas dos brancos localizadas na região.

Descendo em direção ao bairro da Ribeira, na avenida Câmara Cascudo, estão algumas construções históricas, como o solar Bela Vista e a casa que foi de Luís da Câmara Cascudo, além da Fundação Capitania das Artes, que foi erguida preservando a fachada da antiga Capitania dos Portos. Trsta- se um centro cultural do município com galeria de arte e que na última quinta-feira do mês abre suas portas para o Sarau Lítero Musical, promovido pela Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA.).

 

Teatro Alberto Maranhão

 

Adiante uns 200 metros, está o Teatro Alberto Maranhão, uma construção de 1898, que conserva linhas e elementos da arquitetura francesa do final do século XIX. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do RN, o teatro passou por várias reformas e restaurações. Em 1910, com o nome Teatro Carlos Gomes, o então governador Alberto Maranhão fez uma ampliação no prédio, que ganhou um segundo piso. Já em 1957, o prefeito de Natal, Djalma Maranhão, mudou o nome para Teatro Alberto Maranhão.

 

Forte dos Reis Magos

 

Na foz do rio Potengi, vale a pena visitar a Fortaleza dos Reis Magos, uma construção de 1599, em formato de estrela, que marca a fundação da cidade. Ela é tombada pelo Patrimônio Histórico da União. A visita pode ser feita entre 8 e as 16h30min. No interior tem um mini-museu e lojinha com lembranças do forte. Da passarela de acesso ao forte também dá para ver a nova ponte Newton Navarro, que liga a cidade a praia da Redinha, no litoral Norte. Em estilo estaiada, a ponte é uma obra construída pelo governo do Estado em parceria com o governo Federal.

 

Centro de Turismo

 

Prédio do Centro de  Turismo de Natal

 

                Galeria de arte

 

No bairro de Petrópolis, o Centro de Turismo de Natal é uma opção de passeio para observar a orla urbana, o rio Potengi e pra compras. O prédio abriga hoje o centro de artesanato, mas já foi uma antiga cadeia pública. As celas são agora lojas de artesanato, moda praia, galeria de arte e restaurante. Não deixe de experimentar no restaurante os bolinhos de macaxeiras das "tias" Lúcia e Xica, que há 26 anos preparam essas iguarias. De frango, carne-de-sol, queijo de coalho ou camarão, eles são deliciosos. O Centro de Turismo abre diariamente das 8 às 19 horas.

 

Museu Câmara Cascudo

             Acervo

 

O museu Câmara Cascudo, na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no bairro do Tirol, tem no seu acervo maquetes, reconstituição de ambientes, como uma mina de chelita e uma caverna, além de fósseis e esqueletos de animais. A especialidade é Ciências Naturais, Antropologia, Arte e Cultura Popular. O museu abre de terça a sexta, das 8 às 17h; sábados e domingos, das 13 às 17 h.

 

Museu de Arte Popular

 

O novo museu ocupa um espaço de cerca de 350 metros quadrados, no primeiro piso do prédio da antiga rodoviária de Natal, na praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, próximo do Teatro Alberto Maranhão.

O acervo do MAP é composto de aproximadamente 1.500 peças, de cerca de 400 artistas populares.

 

 

Sobre a ABEPRO   |   Associe-se   |   Novidades   |   Contatos   |  

Sede Administrativa: Av. Almirante Barroso, Nº 63 - Sala 417 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - BRASIL - CEP: 20031-003

Todos os direitos reservados © 2008 - ABEPRO - Melhor visualizado no Internet Explorer 5.5 ou superior
 
buying clonidine pap inapparent buying prozac gastrointestinal buying lexapro compliance aid buying strattera BCG/HIV-vectored buying zoloft population relative buying celexa predictive needs