ENEGEP
“A Engenharia de Produção e as novas tecnologias produtivas: indústria 4.0, manufatura aditiva e outras abordagens avançadas de produção”

10 a 13 de outubro de 2017

Joinville/SC - Brasil

Desafio Lean Simulation

Untitled Document

O Lean Simulation é um desafio nacional de criação de exercícios relacionados a Gestão e Engenharia de Produção, utilizando o jogo Lean Board Game© e o software de Simulação FlexSim.

Este desafio visa estimular estudantes a desenvolver projetos e analisar situações reais ou fictícias por meio do uso do Lean Board Game© e do software de simulação FlexSim e FlexSim Healthcare, bem como promover uma metodologia e dinâmica de ensino diferenciada para os professores, nas diversas matérias dos cursos de graduação e pós-graduação.

O Desafio está dividido em 3 categorias:
Lean Board Game:

O trabalho submetido deve ser um exercício ou caso prático de aplicação de um conceito ou de uma prática, de modo que os jogadores possam aprender exercitando e aplicando esses conceitos e práticas. O exercício deve explorar um ou mais temas como: Ferramentas do Lean; Conceitos gestão da produção; disciplinas dos cursos de Engenharia de Produção, Manufatura, Industrial ou outros cursos afins.

Visite o site do Grupo Engenho para conhecer mais sobre o Lean Board Game.

FlexSim:


O trabalho submetido deve ser o modelo de simulação de um case. Serão avaliados os métodos utilizados para realização do modelo, como foram inseridos os dados nos diferentes objetos que fazem parte do modelo, a lógica e se possível, níveis de customização e animação. Como o usuário abstraiu e simplificou o modelo para justificar os principais questionamentos do case apresentado. Além dos conceitos de simulação dinâmica e estatística, outros conceitos de engenharia de produção podem ser utilizados durante a modelagem. Não deixe de especificar em seu relatório, os conceitos utilizados para auxiliá-lo no processo de decisão.

Visite o site da FlexSim para conhecer mais sobre o software.

COMBO - Lean Board Game e FlexSim:

O trabalho submetido deve ser um exercício ou caso prático de aplicação de um conceito ou de uma prática, de modo que os jogadores possam aplicar no Lean Board Game e também no software de simulação FlexSim e comparar os resultados obtidos e que também seja possível comparar os cálculos estáticos e dinâmicos.

Os temas também devem estar relacionados a produção, logística, serviços, healthcare, e temas relacionados as disciplinas de graduação.

Visite o site LeanSimulation para conhecer mais sobre o Desafio.

VOCÊ NÃO PODE PERDER! R$ 250.000,00 EM PRÊMIOS!

ANO

CATEGORIA

UNIVERSIDADE

PROFESSOR

ALUNOS
2016 Lean Board Game Universidade de Passo Fundo - UPF

Anderson Hoose

Wu Xiao Bing
Lidia Becker Porto
Mariane Bigolin

2016 Simulação (FlexSim) USP (São Carlos)

Arthur J. V. Porto

Leticia Hatsue Maki
Victor T. Noppeney
Heitor A. Porto