ENEGEP
“A Engenharia de Produção e as novas tecnologias produtivas: indústria 4.0, manufatura aditiva e outras abordagens avançadas de produção”

10 a 13 de outubro de 2017

Joinville/SC - Brasil

PALESTRANTES NACIONAIS


Ozires Silva
Universidade Monte Serrat, Brasil
A Inovação e a Indústria 4.0
Clique aqui para acessar o currículo
Ariel Scheffer
Itaipu Binacional, Brasil
Tecnologia, processos e meio ambiente em um mundo em transformação
Clique aqui para acessar o currículo
Felipe Morais Menezes
Universidade Feevale, Brasil
O Futuro das Organizações
As tecnologias evoluem exponencialmente. Vivemos em uma era onde os produtos e serviços são cada vez mais digitais. Pequenas empresas crescem rapidamente com modelos de negócio disruptivos. A economia compartilhada ganha espaço em mundo capitalista. Este fatos podem criar novas oportunidade ou gerar ameaças para as organizações, basta escolher!
Clique aqui para acessar o currículo
Eugênio Moretzsohn
Exército Brasileiro, Brasil
Técnicas de Contraespionagem para a Proteção de Projetos em Tecnologias Inovadoras
Clique aqui para acessar o currículo
Alain Guy Charles de Norman et dAudenhove
Belge Consultoria, Brasil
Industria 4.0: desvendando aplicações práticas: simulação integrada análise preditiva
Clique aqui para acessar o currículo
Ari Nelson Rodrigues Costa
Instituto Mauá de Tecnologia, Brasil
Manufatura Avançada: Conceitos, Fatos, Desafios
Clique aqui para acessar o currículo
Peter Fernandes Wanke
UFRJ, Brasil
Aplicações de DEA na infraestrutura
Clique aqui para acessar o currículo
Adriana Leiras
PUC-Rio, Brasil
Logística Humanitária
O efetivo planejamento e entrega de ajuda humanitária para pessoas afetadas por desastres naturais ou provocados pelo homem requer conhecimento e habilidades profissionais multidisciplinares. O objetivo desta palestra é apresentar e conceituar os desafios fundamentais na tomada de decisões em logística humanitária/ gestão de operações em desastres nas fases de preparação, resposta e recuperação de desastres.
Clique aqui para acessar o currículo
Guilherme Luís Roehe Vaccaro
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
SD - Lean Healthcare - Situação Atual e Perspectivas da Engenharia de Produção
"Lean Healthcare é um tema recente de interesse dos sistemas de produção de saúde, puxado por iniciativas pioneiras no Reino Unido e nos Estados Unidos, com base na transferência de conhecimento de experiências da indústria automotiva (Graban, 2012; Kinder; Burgoyne, 2013). Uma busca simples na base de periódicos da CAPES pelo termo "Lean Healthcare" revela cerca de 335 artigos publicados em periódicos revisados por pares, no período de 1971 a 2017, sendo 213 publicados nos últimos 5 anos. Pesquisas por termos similares revelam um perfil similar de publicação. Enquanto tema de interesse da Engenharia de Produção, Lean Healthcare ainda apresenta lacunas de pesquisa (Radnor; Holweg; Waring, 2012; Souza, 2015), em especial se considerado o panorama de sua aplicação no Brasil (Costa et al., 2017). A necessidade de adaptar conceitos e métodos de produção enxuta aos aspectos humanos, em especial, no contexto assistencial, diferem de outros tipos de serviços, assim como aspectos normativos e estruturais do sistema de saúde nacional. Esta sessão dirigida busca estabelecer uma discussão sobre o tema Lean Healthcare no Brasil, sugerindo (mas não limitando) os seguintes tópicos:  Ontologia e etimologia de perdas em sistemas de produção em saúde (Graban, 2012; Vaccaro et al., 2015; Dinis-Carvalho et al., 2017)  Adaptação de métodos, técnicas e ferramentas especificamente ao contexto assistencial em saúde (Arthur, 2011; Cardoen; Demeulemeester; Belien, 2010; Cima et al., 2011; Costa et al., 2017; Grove et al., 2010; Matt; Rauch; Franzellin, 2014; Souza, 2015)  Gestão e sistematização de indicadores em Lean Healthcare (Graban, 2012)  Percepção de resultados operacionais e contábeis oriundos do Lean Healthcare (Radnor; Holweg; Waring, 2012; Souza et al., 2016)  Análises comparativas entre casos de aplicação de Lean Healthcare nos subsistemas público (SUS) e suplementar de saúde (Costa et al., 2017)  Processamento e gestão de informação em contextos de saúde, sob o enfoque de Lean Healthcare (Kinder; Burgoyne, 2013; Machado et al., 2015)  Aspectos de liderança, cultura e gestão da mudança em Lean Healthcare (van Rossum et al., 2016; Costa et al., 2017; McCann et al., 2015; Graban, 2012)  Gestão da cadeia de suprimentos e logística hospitalar com base em Lean Healthcare (Habidin et al., 2014; Jin; Switzer; Agirbas, 2008; Oliveira, 2014; Machado et al., 2015)  Análises comparativas entre casos de Lean Healthcare no Brasil e em outros países"
Clique aqui para acessar o currículo
Jorge Benedito da Silveira
JBS Consultoria, Assessoria e Treinamentos, Brasil
A importância da Engenharia de Produção no Supply Chain Management
" A Engenharia de Produção  O que é Supply Chain  A Evolução do Supply Chain  Objetivo do Supply Chain  O Supply Chain Management  Supply Chain Management é Engenharia de Produção "
Clique aqui para acessar o currículo
Cássio Andrade
Tupy, Brasil
Os desafio das novas tecnologias de motores à combustão para a indústria de fundição
Clique aqui para acessar o currículo
Dalvio Ferrari Tubino
UFSC, Brasil
Cuidado com as falsas cartomantes: olhar para o passado ainda é uma das melhores opções na gestão da produção
Clique aqui para acessar o currículo